Conheça os Melhores Lugares Para Trabalhar em Portugal | VEJA O RANKING
Cultura Organizacional Disruptiva | ASSISTIR AO WEBINAR
MENU


RANKING

Melhores
Lugares
Para
Trabalhar
Portugal

Estas são as
50 melhores empresas para trabalhar!

O maior estudo de clima organizacional,
com 80 000 colaboradores, só em 2025.

VER RANKING

 
melhores-empresas-portugal

 

Melhores
Lugares
Para
Trabalhar

Tecnologias
da Informação


As melhores empresas do setor de Tecnologias da Informação em Portugal!

VER RANKING

 
melhores-empresas-it

 

Melhores
Lugares
Para
Trabalhar

Wellbeing

As empresas com as Melhores práticas de Wellbeing,
segundo os seus colaboradores!

VER LISTA

 
melhores-empresas-wellbeing-portugal
 

Melhores
Lugares
Para
Trabalhar

Wellbeing


As melhores empresas do setor de Tecnologias da Informação em Portugal!

Saiba mais sobre cada uma empresas ao clicar no nome das empresas.

Metodologia

 
melhores-empresas-it

Dimensões Best Workplaces™ TI 2024

Grandes Empresas

PosiçãoEmpresa
1 Cisco
2 Retail Consult
3 Noesis
4 Arquiconsult
5 OLX Portugal

E a sua empresa, está pronta para ouvir os colaboradores?

Preencha o formulário para entrarmos em contacto consigo

  • Descubra o questionário GPTW®, obtenha o selo Certified™
  • Seja parte das empresas que se destacam na gestão de pessoas
  • Atraía e estimule a permanência dos melhores talentos
  • Dispute um lugar nos Best Workplaces™ TI 2025 Portugal
 

Celebre o reconhecimento

Abrace, celebre e compartilhe a sua Certificação Great Place to Work® com o mundo.

CND Landing Page Hero

 
cubos gptw
02

Cubo de borracha

4.5 cm x 4.5 cm em borracha

Cada exemplar - 3€ + IVA (min 20 exemplares)

bullets
04

Garrafa térmica GPTW

500 ml

Cada exemplar - 20€ + IVA

bullets
06

Caderno GPTW

Formato A5

Cada exemplar - 5€ + IVA ( min 20 exemplares)

A pesquisa da Great Place to Work® (GPTW®) oferece uma oportunidade valiosíssima para avaliar a cultura organizacional e identificar áreas de melhoria em qualquer tipo de empresa. Desperdiçar esta rica fonte de informação e não estabelecer iniciativas focadas na melhoria do ambiente de trabalho significa desperdiçar o principal ativo de uma organização: as perceções dos seus próprios colaboradores.

Seis meses após a aplicação da pesquisa e a implementação de ações de melhoria, é crucial que empresas e líderes revisitem suas estratégias para garantir que o progresso esteja alinhado aos objetivos estabelecidos. Este artigo destaca as atividades essenciais que devem ser adotadas neste período para fortalecer ainda mais o ambiente de trabalho e promover uma cultura de excelência contínua.

No artigo intitulado “O segredo para liderar a mudança organizacional é a empatia”, para a Harvard Business Review, Patti Sanchez sublinha que a empatia é crucial para navegar com sucesso a transformação organizacional. Ela defende que a forma como a informação é comunicada aos colaboradores durante a mudança é mais importante do que o conteúdo da informação em si. A comunicação empática ajuda os líderes a conectarem-se com suas equipas, promovendo a lealdade e a colaboração e, em última análise, conduz a mudanças mais eficazes e sustentáveis.

A implementação de uma estratégia com foco na empatia pode ajudar a gerir eficazmente a equipa e garantir que as iniciativas baseadas nos resultados da pesquisa conduzam a melhorias significativas e duradouras no ambiente de trabalho. Para mais detalhes, você pode ler sobre o papel da empatia na liderança da mudança organizacional no artigo original de Patti Sanchez no site da Harvard Business Review.

Com base nas recomendações do artigo acima mencionado e nas ações implementadas com maior sucesso entre os Best Workplaces de Portugal, listamos abaixo algumas das atividades essenciais nos seis meses após a pesquisa de Certificação da Great Place To Work®.

Reavaliação dos resultados e ações implementadas

Após seis meses, é fundamental realizar uma reavaliação dos resultados iniciais da pesquisa e das ações que foram implementadas. Este processo poderá incluir:

Análise de dados: Comparar os dados atuais com os resultados da pesquisa para identificar melhorias e áreas que ainda necessitam de atenção. Pesquisas de pulso simplificadas, conversas individuais ou grupos focais poderão oferecer um bom ponto de situação relativamente à evolução das oportunidades de melhoria apontadas na pesquisa.

Feedback contínuo: Coletar feedback dos colaboradores sobre as ações implementadas, avaliando a eficácia e a perceção deles sobre as mudanças.

Comunicação aberta e transparente

A comunicação contínua é essencial para manter a transparência e o envolvimento dos colaboradores. As empresas devem:

Atualizações regulares: Fornecer atualizações regulares sobre o progresso das ações de melhoria e os resultados alcançados. Onde estamos? Com base nisso, para onde vamos? Ter uma resposta clara e transparente para estas questões ajudará a corrigir ou estabelecer novos rumos.

Sessões de perguntas e respostas: Realizar sessões abertas onde os colaboradores possam fazer perguntas e expressar suas preocupações.

Fortalecimento da cultura organizacional

A cultura organizacional é um elemento-chave para o sucesso a longo prazo.

Valores e Visão: Reforçar os valores e a visão da empresa através de campanhas internas e atividades que promovam atitudes e comportamentos alinhados aos mesmos.

Exemplos da liderança: Garantir que os líderes demonstrem consistentemente os valores da empresa em suas ações e decisões, ou o famoso “walk the talk”, com a intenção de serem os principais exemplos nesta mudança.

Avaliação e reconhecimento contínuos

Reconhecer e recompensar os colaboradores pelo seu desempenho e contribuições é essencial para manter a motivação. As práticas incluem:

Sistemas de reconhecimento: Estabelecer sistemas de reconhecimento que sejam frequentes e personalizados, como prêmios mensais ou trimestrais. Fortalecer as “quick wins” e, dessa forma, manter o moral de todos elevado durante os longos períodos necessários para uma transição.

Feedback regular: Realizar avaliações de desempenho regulares com foco no novo modelo desejado, oferecer feedback construtivo e alinhado às oportunidades de desenvolvimento.

Para se manterem competitivas, as empresas precisam cultivar uma cultura de inovação e melhoria contínua. Sendo assim, é necessário criar um ambiente onde os colaboradores se sintam seguros para partilhar ideias, opiniões e experimentar novas abordagens. Além disso, é crucial ajustar as ações de melhoria implementadas no pós-pesquisa com base em feedback contínuo dos colaboradores, com disponibilidade para ajustar estratégias e ações conforme necessário.

Incluir os colaboradores nos diferentes níveis no processo de tomada de decisão, especialmente em questões que afetam diretamente seu trabalho diário, é essencial para acelerar o progresso. A chave para o sucesso está na capacidade de ouvir, ajustar e evoluir constantemente, mantendo o bem-estar e a satisfação dos colaboradores como prioridades centrais.

Este é um conteúdo exclusivo para a comunidade de empresas que utilizam a metodologia Great Place To Work® em Portugal.

 

 


Claire-Hastwell