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Mudança organizacional: estratégias essenciais seis meses pós-pesquisa Great Place To Work®

 Mudança organizacional: estratégias essenciais seis meses pós-pesquisa Great Place To Work®

A pesquisa da Great Place to Work® (GPTW®) oferece uma oportunidade valiosíssima para avaliar a cultura organizacional e identificar áreas de melhoria em qualquer tipo de empresa. Desperdiçar esta rica fonte de informação e não estabelecer iniciativas focadas na melhoria do ambiente de trabalho significa desperdiçar o principal ativo de uma organização: as perceções dos seus próprios colaboradores.

Seis meses após a aplicação da pesquisa e a implementação de ações de melhoria, é crucial que empresas e líderes revisitem suas estratégias para garantir que o progresso esteja alinhado aos objetivos estabelecidos. Este artigo destaca as atividades essenciais que devem ser adotadas neste período para fortalecer ainda mais o ambiente de trabalho e promover uma cultura de excelência contínua.

No artigo intitulado “O segredo para liderar a mudança organizacional é a empatia”, para a Harvard Business Review, Patti Sanchez sublinha que a empatia é crucial para navegar com sucesso a transformação organizacional. Ela defende que a forma como a informação é comunicada aos colaboradores durante a mudança é mais importante do que o conteúdo da informação em si. A comunicação empática ajuda os líderes a conectarem-se com suas equipas, promovendo a lealdade e a colaboração e, em última análise, conduz a mudanças mais eficazes e sustentáveis.

A implementação de uma estratégia com foco na empatia pode ajudar a gerir eficazmente a equipa e garantir que as iniciativas baseadas nos resultados da pesquisa conduzam a melhorias significativas e duradouras no ambiente de trabalho. Para mais detalhes, você pode ler sobre o papel da empatia na liderança da mudança organizacional no artigo original de Patti Sanchez no site da Harvard Business Review.

Com base nas recomendações do artigo acima mencionado e nas ações implementadas com maior sucesso entre os Best Workplaces de Portugal, listamos abaixo algumas das atividades essenciais nos seis meses após a pesquisa de Certificação da Great Place To Work®.

Reavaliação dos resultados e ações implementadas

Após seis meses, é fundamental realizar uma reavaliação dos resultados iniciais da pesquisa e das ações que foram implementadas. Este processo poderá incluir:

Análise de dados: Comparar os dados atuais com os resultados da pesquisa para identificar melhorias e áreas que ainda necessitam de atenção. Pesquisas de pulso simplificadas, conversas individuais ou grupos focais poderão oferecer um bom ponto de situação relativamente à evolução das oportunidades de melhoria apontadas na pesquisa.

Feedback contínuo: Coletar feedback dos colaboradores sobre as ações implementadas, avaliando a eficácia e a perceção deles sobre as mudanças.

Comunicação aberta e transparente

A comunicação contínua é essencial para manter a transparência e o envolvimento dos colaboradores. As empresas devem:

Atualizações regulares: Fornecer atualizações regulares sobre o progresso das ações de melhoria e os resultados alcançados. Onde estamos? Com base nisso, para onde vamos? Ter uma resposta clara e transparente para estas questões ajudará a corrigir ou estabelecer novos rumos.

Sessões de perguntas e respostas: Realizar sessões abertas onde os colaboradores possam fazer perguntas e expressar suas preocupações.

Fortalecimento da cultura organizacional

A cultura organizacional é um elemento-chave para o sucesso a longo prazo.

Valores e Visão: Reforçar os valores e a visão da empresa através de campanhas internas e atividades que promovam atitudes e comportamentos alinhados aos mesmos.

Exemplos da liderança: Garantir que os líderes demonstrem consistentemente os valores da empresa em suas ações e decisões, ou o famoso “walk the talk”, com a intenção de serem os principais exemplos nesta mudança.

Avaliação e reconhecimento contínuos

Reconhecer e recompensar os colaboradores pelo seu desempenho e contribuições é essencial para manter a motivação. As práticas incluem:

Sistemas de reconhecimento: Estabelecer sistemas de reconhecimento que sejam frequentes e personalizados, como prêmios mensais ou trimestrais. Fortalecer as “quick wins” e, dessa forma, manter o moral de todos elevado durante os longos períodos necessários para uma transição.

Feedback regular: Realizar avaliações de desempenho regulares com foco no novo modelo desejado, oferecer feedback construtivo e alinhado às oportunidades de desenvolvimento.

Para se manterem competitivas, as empresas precisam cultivar uma cultura de inovação e melhoria contínua. Sendo assim, é necessário criar um ambiente onde os colaboradores se sintam seguros para partilhar ideias, opiniões e experimentar novas abordagens. Além disso, é crucial ajustar as ações de melhoria implementadas no pós-pesquisa com base em feedback contínuo dos colaboradores, com disponibilidade para ajustar estratégias e ações conforme necessário.

Incluir os colaboradores nos diferentes níveis no processo de tomada de decisão, especialmente em questões que afetam diretamente seu trabalho diário, é essencial para acelerar o progresso. A chave para o sucesso está na capacidade de ouvir, ajustar e evoluir constantemente, mantendo o bem-estar e a satisfação dos colaboradores como prioridades centrais.

Este é um conteúdo exclusivo para a comunidade de empresas que utilizam a metodologia Great Place To Work® em Portugal.

 

 


Claire-Hastwell