Experiência do Colaborador, Saúde e Bem Estar
Muitas vezes no contacto com as empresas ouvimos as expressões, ainda, não é o momento de fazer um questionário interno ou não vale a pena perguntar aos colaboradores, porque já sei o que vão responder. Estas expressões e muitas outras relacionadas mostram o desconhecimento de muitos líderes sobre o impacto negativo do silêncio dos colaboradores no ambiente de trabalho.
O silêncio organizacional é, nos nossos dias, um fenómeno que se caracteriza pela relutância dos colaboradores em partilhar opiniões, sugestões, preocupações ou em dar o seu feedback, motivada pelo medo de consequências negativas ou pela desvalorização do seu contributo. A cultura silenciosa pode manifestar-se de diferentes formas, que vão desde a omissão de problemas até à não participação ativa em discussões pertinentes. Pode, ainda, abranger a retenção de informações importantes, a não colocação de dúvidas ou questões e a resistência em contribuir para decisões cruciais para a organização.
A complexidade do silêncio organizacional reside na variedade de motivos que levam os colaboradores a optar por permanecer em silêncio, que podem passar pela hierarquia rígida, à sobrecarga de trabalho, à ausência de canais eficazes e anónimos para dar sugestões, à falta de reconhecimento do valor do feedback e ao clima de medo, insegurança psicológica e desconfiança que experienciam na organização.
E se todos os colaboradores se calassem?
O silêncio organizacional, associado à ausência de uma comunicação clara e transparente gera um ambiente em que as questões críticas são ignoradas, o potencial criativo é sufocado e o desenvolvimento organizacional é comprometido. Prejudicando, assim, gravemente o ambiente e o desempenho da organização:
Veja abaixo as consequências que o silêncio organizacional têm no ambiente de trabalho:
Como evitar o silêncio organizacional?
A consciencialização do silêncio organizacional e a adoção de práticas que promovam a livre expressão de ideias e opiniões são passos cruciais para a construção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Para reduzir o silêncio, um questionário sobre a cultura organizacional surge como uma ferramenta fulcral, ao identificar as áreas de silêncio irá permitir criar uma estratégia para melhorar o ambiente de trabalho.
Fazer um survey aos colaboradores pode ser o primeiro passo para criar uma cultura focada na comunicação aberta e transparente e numa forte relação de confiança entre líderes e liderados. Mas existem um conjunto de ações que a liderança pode adotar para evitar o silêncio organizacional, nomeadamente:
Demonstração de abertura
A liderança deve ser a primeira a ter uma postura aberta e recetiva. Ao partilhar as suas próprias opiniões, preocupações e ideias, estabelecem um exemplo de transparência e encorajam os colaboradores a fazerem o mesmo.
Criação de canais de comunicação
Inclui a implementação de ferramentas e práticas que permitam aos colaboradores expressar as suas opiniões de forma segura, seja através de reuniões regulares, plataformas online ou até mesmo canais anónimos.
Estímulo à diversidade de opiniões
Ao incentivar os colaboradores a partilharem diferentes perspetivas, através da valorização das experiências individuais e da celebração de uma variedade de ideias que contribuem para a inovação.
Implementação de políticas anti retaliação
Os líderes devem estabelecer políticas claras que proíbam qualquer forma de retaliação contra os que expressam a sua opinião. A criação de um ambiente onde a honestidade é valorizada e protegida é essencial.
Promoção de feedback construtivo
Em relação ao desempenho individual e às práticas organizacionais. Isto ajuda quer na resolução de problemas, quer no desenvolvimento dos colaboradores e da organização como um todo.
Investimento em desenvolvimento de competências de comunicação
Capacitar os colaboradores a expressarem as suas ideias de forma clara e eficaz, irá reduzir as barreiras que dificultam a comunicação aberta.
Promoção de um ambiente de confiança
Que envolve honestidade, consistência nas ações e a criação de um espaço onde os colaboradores se sintam seguros para partilhar as suas opiniões sem receio das consequências.
Reconhecimento e valorização das contribuições
O reconhecimento público e a celebração de ideias bem-sucedidas incentivam a participação ativa e demonstram que as opiniões são apreciadas e valorizadas.
Ao adotar estas práticas, os líderes desempenham um papel fundamental na transformação da cultura organizacional, eliminando as barreiras que contribuem para o silêncio. Ao criar um ambiente no qual a comunicação aberta é valorizada, contribuem significativamente para uma organização mais inovadora, colaborativa e resiliente.
Agora que já sabe que o silêncio dos colaboradores prejudica gravemente as organizações, contacte um dos nossos consultores e meça, através do questionário da metodologia da Great Place to Work, o nível de silêncio da sua organização. A metodologia da GPTW irá ajudá-lo a aproximar-se das suas pessoas e a promover uma cultura que privilegia a comunicação aberta e transparente.
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