Conheças os Melhores Lugares Para Trabalhar em Portugal | VEJA O RANKING
MENU

Confiança vs Felicidade: Pode haver felicidade no trabalho sem confiança?

 Confiança vs Felicidade: Pode haver felicidade no trabalho sem confiança?

Experiência do Colaborador Liderança Saúde e Bem Estar

A felicidade é um conceito profundamente pessoal, e a sua definição pode variar de pessoa para pessoa. Os psicólogos salientam a importância da felicidade na vida das pessoas e como o autoconhecimento é essencial para alcançar o bem-estar desejado. A felicidade, portanto, está intimamente relacionada não apenas com a personalidade, mas também com a disposição e a forma de estar de cada indivíduo.

No Dia Mundial da Felicidade, é essencial refletirmos sobre esta questão: será que os colaboradores nacionais são, de facto, felizes?

O questionário da Great Place to Work® mede o grau de confiança dos colaboradores na organização, o que denominamos, há mais de 30 anos, no nosso modelo como Trust Index©. Esta ferramenta robusta, utilizada em mais de 100 países, permite-nos comparar a Confiança com a Felicidade Corporativa, utilizando fatores que influenciam a felicidade, tal como definidos por diversos estudos e académicos: Atitude Positiva, Vontade de ir Trabalhar e Contributo para a Comunidade.

 

A relação entre Confiança e Felicidade no Trabalho

Os dados mostram que as Empresas Certificadas pela Great Place To Work® apresentam resultados significativamente superiores em relação às empresas do mercado nacional:

Empresas Felizes

Para uma empresa ser certificada pela Great Place To Work®, necessita de um Índice de Confiança, por parte dos colaboradores, superior a 65%.

 

A nossa experiência leva-nos a uma reflexão essencial: pode um colaborador ser feliz num ambiente marcado pela desconfiança? Se não confiar na sua liderança e não experienciar um bom ambiente de trabalho, pode sentir-se verdadeiramente feliz no trabalho?

Os números provam-nos que não!

São as organizações que apresentam um índice de confiança mais elevado que registam também os maiores níveis de felicidade no trabalho. Os dados mostram que o Trust Index® e o Índice de Felicidade são quase equivalentes, reforçando a relação direta entre confiança e bem-estar organizacional.

Conheça o Modelo Great Place To Work.

 Empresas Felizes

índice de confiança

As restantes empresas no mercado nacional continuam a apresentar um nível reduzido de felicidade organizacional, evidenciando a necessidade urgente de apostar na cultura organizacional e na criação de um verdadeiro Great Place To Work.

 

O impacto da confiança na felicidade

A felicidade no trabalho pode ser analisada a partir de diferentes dimensões. E, neste sentido, verifica-se que os ambientes certificados pela Great Place to Work® registam uma perceção mais positiva dos colaboradores em todas as áreas relacionadas com a felicidade organizacional.

 Felicidade nas Empresas

 

Ao comparar as dimensões que contribuem para a felicidade organizacional, com base na Metodologia GPTW, podemos observar que as Empresas Certificadas se destacam de forma superior em todas as áreas.

Este resultado deve-se ao crescimento sustentado da qualidade destas organizações, que, ao longo dos anos, têm implementado programas de ação direcionados para as suas necessidades de melhoria, identificadas nos estudos da GPTW.

 Felicidade

 

No que toca às dimensões relativas à felicidade na função, as Empresas Certificadas demonstram superioridade em todos os campos, sendo o principal destaque o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

 Trabalhos Felizes

Felicidade no trabalho, mito ou realidade?

Já dissemos que os colaboradores nacionais, em média, não são felizes no trabalho. Mas isso não significa que não possam vir a ser. A felicidade no trabalho não é um acaso, é o resultado de um esforço contínuo, que deve ser desenvolvido de forma estratégica em várias vertentes para que seja percecionado pelos colaboradores.

E sim, é possível medir a felicidade no trabalho, através do Questionário da Great Place to Work®. No entanto, esta é apenas uma parte do processo. O questionário permite:

  • Avaliar a qualidade da liderança
  • Identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria na experiência dos colaboradores
  • Perceber como a cultura organizacional é percecionada
  • Medir o desempenho da organização

Além disso, possibilita a comparação com o restante mercado, permitindo identificar práticas concretas e definir a melhor estratégia para a sua organização, sempre com o apoio dos nossos consultores.

Não existe Felicidade nas Empresas sem Confiança!

 


GPTW_sandra_coelho