Conheças os Melhores Lugares Para Trabalhar em Portugal | VEJA O RANKING
MENU

O Pai, a Parentalidade e o Papel das Empresas no Dia a Dia

 O Pai, a Parentalidade e o Papel das Empresas no Dia a Dia

Experiência do Colaborador Liderança Saúde e Bem Estar

No Dia do Pai, celebramos não apenas os pais, mas também as empresas que os apoiam no desafio diário de equilibrar a vida profissional e pessoal. O que as Empresas Certificadas têm em comum? Criam culturas organizacionais onde a parentalidade não é um obstáculo, mas sim uma parte integrante de um ambiente de trabalho de confiança.

Para os pais trabalhadores fatores como o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, a liberdade para flexibilizar o horário e o apoio dado (para além do trabalho) são importantes para garantir o seu envolvimento e a satisfação com a empresa, garantindo, assim, que aqui permanecem muito mais tempo. 

 

 

b4590edb-3445-474b-ac9c-5b9c6e7da6da.jpg

 

As empresas devem, assim, criar uma cultura organizacional em que os colaboradores com filhos se sintam respeitados e valorizados, mas também possam desenvolver-se e alcançar um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional. Para criar esta cultura as empresas têm implementado um número significativo de práticas, substituindo-se, por vezes, ao Estado.

As empresas Certificadas pela Great Place to Work são um exemplo de como as empresas podem apoiar os pais que trabalham ao promover um ambiente de confiança, o propósito e uma experiência positiva. 

Deixamos aqui um conjunto de práticas que podem ajudá-lo a criar um excelente lugar para trabalhar para pais e mães.

Boas práticas de apoio à parentalidade nas empresas

 

Apoio na saúde/situações de crise

  • Extensão e comparticipação do seguro de saúde para os filhos dos colaboradores.
  • Complemento de baixa: complemento a 100% em situações de baixa por assistência à família.
  • Tratamentos de fertilidade: apoio financeiro para a todos os colaboradores, independente do estado civil ou orientação sexual e/ou inclusão deste tipo de tratamento no seguro de saúde.
  • Licença/ausência remunerada para cuidar de um membro da família em caso de fim de vida e de saúde graves.
  • Licença parental paga a todos os colaboradores, independente do sexo, orientação sexual, antiguidade ou tipo de contrato, seja de nascimento convencional, substituição, adoção ou acolhimento, sem distinção entre maternidade e paternidade, para promover uma maior igualdade.

Apoio escolar

  • Aquisição de livros e material escolar: apoio monetário em setembro para ajudar os pais na aquisição dos livros e material escolar. Oferta de um kit com material escolar aquando da entrada na escola.
  • Bolsa de estudos para os filhos dos colaboradores carenciados;
  • Prémio de sucesso escolar: reconhecimento dos filhos dos colaboradores com o melhor desempenho escolar.

Apoio à entrada no mercado de trabalho

  • Curso de preparação para 1ª entrevista de emprego: para os filhos dos colaboradores que estão à procura do primeiro emprego.
  • Orientação profissional: acesso a um exame de orientação escolar e profissional, para apoiar a tomada de decisão da continuação de estudos e na escolha da profissão.
  • Programa de estágios: para filhos de colaboradores que frequentam o ensino secundário e/ou o ensino superior, com o principal objetivo de proporcionar o primeiro contacto com o mercado de trabalho.

Comemoração de datas especiais

  • Subsídio de nascimento: quando os colaboradores têm um filho/adotam uma criança é dada um subsídio de nascimento ou oferecido um kit de nascimento.
  • Prendas/Lembranças em datas especiais: oferta de uma prenda no Natal, ovos na Páscoa, etc.
  • Envolvimento dos filhos dos colaboradores nas festas da empresa:  organização de eventos desportivos entre pais e filhos; festas “abertas” à família.

Benefícios

  • Dia de folga no 1º dia de aulas dos filhos dos colaboradores.
  • Atividades de tempos livres para os filhos de colaboradores entre os 6 e os 14 anos.
  • Benefícios flexíveis: permite aos colaboradores fazerem uma maior adequação às suas necessidades e da respetiva família, através de vales creche, vales de educação, subsídio para creches e educação.

 

Será que a sua Empresa está a apoiar a parentalidade?  

As empresas Certificadas pela Great Place to Work não estão apenas a estabelecer o padrão de apoio aos pais que trabalham, mas também estão a elevar a fasquia para as restantes empresas.

Aproveite este dia e pergunte-se o que está a fazer pelos pais trabalhadores que tem na sua empresa?

 


GPTW_sandra_coelho