Experiência do Colaborador, Liderança
Sendo os colaboradores o principal ativo de uma organização, investir no seu desenvolvimento é fundamental para garantir o crescimento e o sucesso de qualquer empresa. Quando uma empresa conta com uma equipa de alta performance, alcança melhores resultados.
O desenvolvimento dos colaboradores tem de ser entendido com um processo contínuo de preparação, aprendizagem e aperfeiçoamento, com resultados notados, principalmente, a longo prazo. A formação e o desenvolvimento não é apenas para ensinar os colaboradores a fazerem o seu trabalho. Trata-se de mostrar aos colaboradores que eles são valorizados e que a progressão na carreira é possível. Quando os colaboradores não veem oportunidades, eles não trazem o melhor de si para o trabalho. Assim, se os colaboradores “deixam” as organizações por não terem a possibilidade de evoluir como pessoa e como profissional, as empresas têm de impulsionar o seu desenvolvimento. E não podemos ignorar que um dos principais fatores de permanência dos colaboradores dos Melhores Lugares Para Trabalhar em Portugal sempre foi “a oportunidades de crescer e de me desenvolver”.
Na Edição 2023, destacou-se no desenvolvimento dos seus colaboradores, a Coverflex, tendo sido a vencedora do prémio social Desenvolvimento Humano. João Franqueira, Chief People Office (CPO), fala-nos como este Best Wokplace™ encara o desenvolvimento e a evolução das suas pessoas e inspira-nos a fazer mais e melhor.
Considerando que é um dos elementos marcantes da Coverflex, como garantem e fomentam a cultura de aprendizagem?
Temos diferentes abordagens relativamente a este tema, desde o início da relação com a empresa, todas elas orientadas para uma cultura de aprendizagem adequada à nossa realidade. Procuramos garantir desde o processo de recrutamento expectativas claras sobre objetivos e respetivas áreas de desenvolvimento da função, e disponibilizamos ainda recursos de aprendizagem online (cursos, ebooks, webinars, workshops, etc). Promovemos reuniões de acompanhamento/desenvolvimento (1:1s) frequentes e uma cultura de feedback aberta. Além disso, cada colaborador tem um budget anual de Personal Growth que lhe permite escolher os recursos que mais se alinham com os seus objetivos de desenvolvimento.
Num ambiente de start up, com tanta coisa acontecer como se encontra o tempo para garantir o desenvolvimento das pessoas?
Todos os dias. Sendo algo que está enraizado na nossa cultura, desde o procurar descobrir mais sobre as diversas áreas nas reuniões de All Hands, à abertura de perguntar seja o que for nas Q&A (e receber respostas), aos 1:1s frequentes que promovem o desenvolvimento individual do colaborador.
Como é que os Coverflexer’ Budgets promovem o desenvolvimento e a autonomia dos colaboradores?
Os budgets permitem ao colaborador decidir o que é melhor para si e para o seu desenvolvimento, não sendo a empresa a definir pelo mesmo. Não só permitem esta autonomia, como colocam o colaborador no volante do seu desenvolvimento, estando a empresa apenas como facilitador do mesmo.