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O desafio do sentimento de pertença: o caso da Alter Solutions

 O desafio do sentimento de pertença: o caso da Alter Solutions

Experiência do Colaborador Liderança

A promoção do sentimento de pertença entre os seus colaboradores é um dos principais desafios das consultoras informáticas, e a Alter Solutions não é exceção. Trabalhamos, através das nossas práticas de Recursos Humanos, todos estes pontos, fundamentais para o bem-estar dos nossos talentos e, consecutivamente, para o sucesso da empresa.


Neste artigo, apresentamos 10 exemplos que temos vindo a aplicar na Alter Solutions, que têm provado ser práticas eficazes na promoção do sentido de pertença e representativas da nossa cultura e valores.

  1. Alinhamento global, adaptação local

Uma das principais questões, quando se trabalha para um grupo empresarial presente em diferentes locais, prende-se com a adaptação de estratégias globais, localmente.

Embora tenhamos um alinhamento global, adaptamos todos os processos e procedimentos localmente. Assim, garantimos que qualquer colaborador, em qualquer país, ou que trabalhe para projetos noutras localizações mantém sempre uma lógica global e única a toda a empresa, mas adaptada localmente às suas necessidades regionais específicas.

Procuramos, assim, adaptarmo-nos rapidamente, reagindo a quaisquer alterações no mercado local ou global que possam ter impacto na vida dos nossos colaboradores.

 

  1. Escuta ativa & cultura de proximidade

A promoção da escuta ativa e a implementação de uma cultura de proximidade são, na nossa perspetiva, pontos essenciais para avaliar o bem-estar dos nossos colaboradores, para que estes se sintam confortáveis em expressar as suas opiniões, ideias e preocupações.

Por forma a conseguirmos criar este espaço seguro, desenvolvemos dois programas que consideramos essenciais para o sucesso da relação com os nossos talentos:

  • Um programa formal de acompanhamentos, #HowAreYou, que consiste na realização de reuniões trimestrais individuais com todos os colaboradores. Este investimento no crescimento individual e profissional ajuda a reforçar o sentimento de pertença relativamente à empresa, uma vez que veem respondidas as suas questões e têm um espaço, periodicamente, para colocar outras dúvidas ou partilhar ideias;
  • O Improvement Board, iniciativa recente na Alter Solutions, é dirigido a quem pretende contribuir diretamente para melhorias nos processos da empresa, bem como estar mais próximo das equipas de Direção. Consiste num grupo composto por colaboradores que representam todos os talentos da empresa. O Improvement Board recebe sugestões e questões e reúne-se regularmente com os responsáveis da Direção para abordarem os mais diversos temas – marca, estratégia, Recursos Humanos, comunicação, entre outros.

Além das iniciativas que listámos, procuramos sempre manter uma escuta ativa e estar presentes e apoiar os nossos talentos em todas as fases das suas vidas.

 

  1. Diversidade de projetos

Disponibilizamos uma grande variedade de projetos de trabalho, em diferentes áreas de negócio, aos nossos consultores informáticos. Este aspeto permite que os estes engenheiros explorem as suas valências e capacidades em diversos contextos e diferentes momentos, enquanto se sentem desafiados e valorizados.

 

  1. Oportunidades de interação

Como é habitual no universo das consultoras informáticas, a maioria dos nossos engenheiros está alocado a um cliente. Por isso mesmo, habitualmente trabalha nas suas instalações ou remotamente, mas em contacto diário com a equipa do cliente.

Para incentivar a interação entre os nossos colaboradores, promovemos eventos e atividades ao longo do ano. Estes são momentos focados na descontração, que ajudam a criar uma atmosfera de colaboração e amizade entre todos os colaboradores.

 

  1. Benefícios

A valorização dos colaboradores vai, muitas vezes, além da proposta salarial. Está também nos benefícios que a empresa proporciona aos seus talentos.

Eis alguns dos benefícios que consideramos essenciais para o bem-estar dos nossos colaboradores:

  • Seguro de saúde;
  • Apoio no processo de visto, sempre que aplicável;
  • Parcerias e protocolos que visam a saúde mental, a nutrição e a mudança de habitação, entre outras áreas associadas ao bem-estar e lazer;
  • Plataformas de formação online;
  • Fruta fresca nos escritórios;
  • Oferta do dia 24 de dezembro a todos os colaboradores;
  1. Networking Interno

Em qualquer empresa, é importante que os colaboradores criem ligações entre si. Na área da consultoria informática este ponto pode ser um grande desafio.

Para colmatar esta necessidade, desenvolvemos duas das iniciativas que procuram promover o networking interno:

  • Os #AlterBlindDates, que consistem em jantares oferecidos pela empresa, a cerca de 6 colaboradores que não se conhecem previamente;
  • O programa de referências Alter Friends, através do qual os nossos colaboradores podem referenciar os seus contactos com perfis técnicos para trabalharem em projetos da Alter Solutions e, assim, além de terem a oportunidade de trabalhar com alguém que conhecem e valorizam, recebem benefícios pela sua contratação.

 

  1. Multiculturalidade 

A presença de colaboradores das mais diversas nacionalidades enriquece o ambiente de trabalho e proporciona trocas de experiências e perspetivas únicas.

Com mais de 17 nacionalidades apenas em Portugal, valorizamos e celebramos a diversidade cultural e procuramos aprender constantemente com as diferentes culturas.

 

  1. Formação contínua

A aposta no desenvolvimento profissional dos colaboradores é fundamental. Em 2022, disponibilizámos um total de 41.000 horas de formação na Alter Solutions, entre formações técnicas, linguísticas e comportamentais.

 

  1. Canais de comunicação efetivos

A comunicação constante, clara e acessível é essencial para que todas as iniciativas cheguem junto dos colaboradores, independentemente do seu local de trabalho. Para tal, é importante apostar em canais de comunicação através dos quais se possam partilhar informações sobre processos, procedimentos, eventos e outras novidades da empresa.

Assim, desenvolvemos várias ferramentas que nos permitem comunicar com os nossos colaboradores de forma próxima, rápida e eficaz. Entre estas ferramentas, destacamos a Intranet e as redes sociais, onde estamos presentes de forma muito ativa.

 

  1. Ser um Great Place to Work

Por último, mas jamais menos importante: ser um Great Place to Work é um grande orgulho para nós, enquanto empresa, e para os nossos talentos; não só em Portugal, mas também em França, na Alemanha e na Bélgica, este é um ponto de grande satisfação para todos.

Mais do que a obtenção da certificação, temos uma nova oportunidade para conseguir ouvir os nossos colaboradores, perceber o que valorizam, o que pode ser melhorado e trabalhar sobre esses temas.

 

A Alter Solutions é uma empresa Certified™, com base na opinião dos seus colaboradores, descubra como a sua organização também pode obter a Certificação™.

 


Luís Pires da Silva