Em Portugal há, de forma geral, um alinhamento entre missão e estratégia. Maurício Korbivcher e Paulo Rogério Medeiros são os novos donos do Great Place to Work Portugal. A instituição é responsável pela realização do estudo de ambientes de trabalho e práticas de gestão de pessoas em 50 países.
O que mudou em termos de avaliação de 2016 para este ano?
O elemento mais importante que reforçou o vinculo da confiança dos colaboradores das empresas e observado ao longo dos últimos anos é a cultura organizacional; esta é representada pela missão, visão, propósito e valores organizacionais. O branding é a materialização da cultura, enquanto que a pesquisa trata da perceção de como os colaboradores observam a cultura em vigor. Para os próximos anos, cabe às lideranças assegurar o alinhamento dos negócios com a cultura requerida pela organização através da “implementação” dos valores em todos os colaboradores, assim como o respetivo desenvolvimento.
Como analisa as conclusões do estudo?
O que sentimos, quando comparamos com outros países, é um maior envolvimento do diretor geral/CEO/ presidente nos assuntos de recursos humanos e também uma maior visão estratégica do negócio por parte dos gestores e diretores de RH, o que é muito positivo. Os executivos portugueses em cargos de chefia, de forma geral, participam ativamente na discussão da gestão dos seus RH, o que demonstra um comprometimento genuíno da direção com a gestão dos seus colaboradores. Além disso, as equipas de RH têm uma visão holística. Entendem os desafios do negócio e alinham a missão de RH com a cultura e com os objetivos estratégicos.
Publicado: Jornal Económico