A Domus Social, empresa de Habitação e Manutenção da Câmara do Porto, foi distinguida com o certificado do Great Place to Work (GPTW), a autoridade global em cultura de ambiente de trabalho, que reconhece e promove as melhores empresas para trabalhar em todo o mundo.
Depois de apurar que 75% dos colaboradores afirmam encontrar na empresa municipal "um excelente lugar para trabalhar", o GPTW atribuiu o certificado de "Great Place to Work" à Domus Social.
Os dados demonstrativos da experiência laboral diária, que permitiram estudar a satisfação dos trabalhadores e dimensões como o compromisso, a dedicação, a equidade, a camaradagem e a liderança, foram recolhidos através de um questionário anónimo. A partir deste inquérito, composto por mais de 50 perguntas e realizado com base na metodologia "Great Place to Work", são apenas reconhecidas as organizações que alcançam uma nota superior ou igual a 65 pontos.
Anteriormente, a empresa municipal já fora distinguida no âmbito da implementação de práticas de gestão promotoras de segurança, de bem-estar e de saúde no local de trabalho, nomeadamente, em duas edições anteriores (4.ª e 5.ª) do Prémio Healthy Workplaces - Locais de Trabalho Saudáveis. Para além disso, este ano já tinha também sido reconhecida pelas suas políticas de igualdade de género, salários competitivos e pela aposta em formação acima da média do setor, com a atribuição do Prémio ESG, da Caixa Geral de Depósitos.
Numa empresa em que 13 dos 22 cargos de liderança são ocupados por mulheres, o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores é possível através de processos de gestão de desempenho e progressão de carreira. Para além disso, os funcionários da Domus Social podem beneficiar de um plano de formação anual, realizado à medida das suas necessidades, e contam com flexibilidade de horários, possibilidade de regime híbrido de trabalho e seguro de saúde (extensível à família).
Segundo o GPTW, a certificação "Great Place to Work" é um selo que distingue os melhores ambientes de trabalho e que valida, mundialmente, a perceção positiva dos colaboradores em relação à entidade patronal. Em 2024, empresas como a Sony Music Entertainment Portugal, a OLX Portugal e a France Air Portugal receberam, também, esta mesma distinção.
Nos seus mais de 30 anos de história, mais de 20 em Portugal, o GPTW tem vindo a reconhecer, em mais de 100 países, lugares de trabalho com culturas consideradas de alta confiança e de elevado desempenho.