ÚLTIMA OPORTUNIDADE | Candidate a sua Empresa aos Melhores Lugares Para Trabalhar 25
MENU

Quer trabalhar numa boa empresa? Estas são as melhores em Portugal

 Quer trabalhar numa boa empresa? Estas são as melhores em Portugal
Farmacêutica MSD foi eleita como o melhor lugar de trabalho em Portugal, na categoria mais de 250 trabalhadores. Nas outras dimensões, foram distinguidas a AbbVie e a Mundipharma.

Já dizia Confúcio que escolher um trabalho de que se goste é sinónimo de não ter de trabalhar um dia que seja, na vida… especialmente se o fizer num bom ambiente. Quase 70 mil trabalhadores de norte a sul do país acabam de lhe dar uma mãozinha nessa tarefa: escolheram as 25 melhores empresas para trabalhar em Portugal. Em todas as categorias, há um padrão no ranking. São dominados porfarmacêuticas, empresas tecnológicas e distribuidoras.

A lista elaborada pela Great Place to Work está dividida de acordo com a “dimensão tradicional” das empresas nacionais: até 100 colaboradores, entre 100 e 250 trabalhadores e mais de 250 empregados.

Na primeira categoria, é a Mundipharma (farmacêutica) a liderar. O pódio é ainda composto pelo Groupe SEB (na área do comércio e distribuição) e pelo SAS Institute Software (no campo das tecnologias da informação).

Já no que diz respeito às companhias de média dimensão, a farmacêutica AbbVie partilha a liderança com a Cisco Systems Portugal (na área das tecnologias da informação) e com a Medtronic Portugal (que opera no campo do comércio e da distribuição).

A dominar o ranking das grandes empresas surge, por sua vez, a MSD Portugal (farmacêutica), seguida pela Cofidis (que oferece serviços financeiros e seguros) e pela ROFF (no campo das tecnologias da informação).

“Utilizámos duas ferramentas [para chegar a estes resultados]: o trust index, que coleta as perceções dos colaboradores, e o culture audit que tem a ver com as práticas, políticas e regras das empresas“, explicou ao ECO o diretor geral da consultora responsável pelo estudo.

Maurício Korbivcher adianta que os colaboradores inquiridos (pelo menos 40% do pessoal de cada empresa) recebem uma senha, que lhe permite aceder a uma plataforma, na qual respondem ao questionário. Todo este processo acontece no servidor da consultora, isto é, fora do alcance das empresas estudadas.

Korbivcher confirmou ainda que entre 60 mil e 70 mil trabalhadores portugueses contribuíram para a seleção deste ano que tem um aspeto em tudo semelhante ao de 2017.

A liderar a categoria de empresas com menos de 100 trabalhadores estavam o SAS Institute Software, a Mundipharma e a Omega Pharma Portuguesa. No que diz respeito às companhias com até 250 empregados, foram distinguidas a Cisco, a Medtronic Portugal e a AbbVie. Já na última categoria dimensional, destacaram-se, no ano passado, a ROFF, o Banco Santander Totta e a Teleperformance.

Igualdade de género premiada

São cinco os prémios sociais que a Great Place to Work atribuiu a par da divulgação do ranking referido e estão ligados às questões da igualdade de género, da atração de jovens talentos, da sustentabilidade, da liderança e da saúde e bem-estar.

Este ano, as empresas selecionadas para esta meia dezena de categorias foram a AbbVie, a Leroy Merlin, a Mars, a MSD Portugal e o SAS Institute Software, respetivamente.

Segundo Maurício Korbivcher, para se chegar a estas distinções é feita uma média de confiança de cada um dos indicadores com base nas respostas dadas pelos colaboradores.

Texto: Isabel Patrício

 

CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO