Na lista dos Melhores Lugares Para Trabalhar em Portugal até 50 colaboradores, a Anturio surge em primeiro lugar, com a Helexia a ocupar a segunda posição. O Groupe SEB, representante de marcas de eletrodomésticos como Krups, Moulinex, Rowenta e Tefal, ocupa a primeira posição do ranking entre 51 e 100 colaboradores, seguida da tecnológica Imaginary Cloud.
Já na dimensão entre 101 e 500 colaboradores, os dois primeiros lugares ficaram por conta da indústria farmacêutica, com a Janssen a liderar, seguida da AbbVie. A Cisco Systems mantém a liderança, surgindo no primeiro lugar do ranking entre 501 e 1000 colaboradores, seguida da também tecnológica Noesis. Quanto às empresas com mais de 1000 colaboradores, é líder a consultora Capgemini, seguindo-se a imobiliária ERA.
«Este ano várias empresas de pequena e média dimensão alcançaram pontuações elevadas, mostrando que modelos de gestão ágeis e humanizados podem fazer toda a diferença no sucesso de uma organização. Os rankings de 2022 saem ainda reforçados pelo de empresas oriundas de sectores como o industrial, engenharia, construção civil, sinal de que a atenção em desenvolver um bom ambiente de trabalho é tendência cada vez mais transversal», destaca-se em comunicado.
Foram também atribuídos cinco prémios sociais:
Revelação: Anturio Business Software
Qualidade de Vida: Imaginary Cloud
Desenvolvimento Humano: Mind Source
Comunidade: YKK Portugal
Cultura for All: Cisco Systems Portugal
Mauricio Korbivcher, CEO & Country manager da Great Place to Work® em Portugal, faz notar que «a lista ou o ranking deve ser visto como uma consequência e nunca como um fim em si mesmo. É consequência do trabalho das organizações em criar um clima de confiança e em valorizar o capital humano. Deste modo, a participação no nosso estudo deve ser entendida como uma ferramenta de diagnóstico, que irá não só provocar melhorias nos ambientes e nas relações de trabalho, mas também no negócio e nos resultados financeiros.»
As listas da Great Place to Work® são o reflexo de uma metodologia testada há mais de três décadas, em cerca de 100 países. Ao longo do ano as empresas interessadas propõem-se à jornada de ouvir os colaboradores e auditar as suas práticas, sendo desde logo reconhecidas com o selo de Certified™, uma vez atingido o patamar de alta qualidade com níveis de confiança na perceção dos seus colaboradores de pelo menos 65%.
As listas resultam assim do apuramento das melhores organizações anteriormente certificadas. A metodologia para este reconhecimento centra-se principalmente na opinião dos colaboradores (que corresponderá a 75% da nota final, em 2023) e na avaliação das práticas de gestão de pessoas.
O survey levado a cabo, confidencial e voluntário, analisa o ambiente organizacional e a experiência dos colaboradores nas seguintes dimensões: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Deste modo, permite a identificação de pontos fortes e de oportunidades de melhoria, assumindo-se como o primeiro passo para criação e implementação de um plano de acções.
De referir que os sectores de IT e Farmacêutico contam com várias representantes entre as empresas que partir deste momento, tornam-se grandes referências para o mercado português, relativamente aos seus modelos de gestão centrados nas pessoas e capazes de entregar elevados níveis de qualidade na experiência dos colaboradores.
RANKING completo:
> 1000 colaboradores
1.º – Capgemini Portugal
2.º – ERA Imobiliária
3.º – Casais
4.º – Talkdesk
5.º – Teleperformance Portugal
501 – 1000 colaboradores
1.º – Cisco Systems Portugal
2.º – Noesis
3.º – Webhelp
4. º – Solvay Lisboa
5.º – Vestas
101 – 500 colaboradores
1.º – Janssen Farmacêutica Portugal
2.º – AbbVie
3.º – Hilton
4.º – Mind Source
5.º – Hilti Portugal
6.º – Grupo Boticário
7.º – Blip
8.º – GSK
9.º – Medtronic Portugal
10.º – DHL Express Portugal
11.º – SEG Automotive Portugal
12.º – Liberty Seguros
13.º – Siemens Healthineers
14.º – Medicare
15.º – YKK Portugal
16.º – Goldenergy
17.º – TechData Portugal
18.º – Grupo dreamMedia
51 – 100 colaboradores
1.º – Groupe SEB Portugal
2.º – Imaginary Cloud
3.º – Lisbon Nearshore
4.º – IG&H
5.º – GSK Consumer Healthcare
6.º – CrossJoin Solutions
7.º – KIABI
8.º – Decunify
9.º – UCI – União de Créditos Imobiliários
10.º – Merck Portugal
11.º – Ryan
12.º – GS1 Portugal – Codipor
até 50 colaboradores
1.º – Anturio Business Software
2.º – Helexia
3.º – Estoril Sol Digital
4.º – Galbilec
5.º – Nezasa
6.º – Esprinet Portugal
7.º – Valispace
8.º – Elevus – People & Business Results
9.º – Tridonic Portugal
10.º – sa365
A Human Resources é media partner do Great Place to Work e na edição de Abril publicará, em exclusivo, um especial com todos os vencedores.
fonte: https://hrportugal.sapo.pt/sao-estes-os-melhores-lugares-para-trabalhar-em-portugal-em-2022/