Anualmente, o Great Place to Work®, através dos seus escritórios presentes em todo o mundo, identifica as principais Tendências de Gestão de Pessoas com objetivo de oferecer às suas milhares de empresas Certified™ o suporte necessário e orientar as melhores ações estratégicas na gestão dos recursos humanos.
Este ano não foi diferente, o Great Place to Work® Portugal contou com a cooperação dos afiliados presentes em vários mercados, ouviu os líderes de recursos humanos de organizações de todos as dimensões e setores, e anuncia agora as principais tendências identificadas:
1. Bem-estar no trabalho e programas voltados para a saúde mental
2. Comunicação interna e manutenção da cultura organizacional
3. Turnover e permanência dos principais talentos
4. Capacitação da alta liderança para a gestão à distância
5. Cibersegurança e implementação de softwares de RH All-in-one
Nos anos anteriores, a tendência apontava para um desafio bastante semelhante: a flexibilização da estrutura de trabalho. No entanto, enquanto que, em 2020, o desafio era “apenas” a adaptação às limitações inesperadas da Covid-19, em 2021, o que desafiou as empresas foi a necessidade de definir um formato para além da pandemia, pensando num cenário de maior estabilidade, retoma das atividades e intensa digitalização decorrente das transformações no mercado de trabalho e na sociedade.
Não é à toa que, ainda, se fala tanto das competências interpessoais (soft skills), fundamentais para a carreira de hoje e dos próximos anos. Lidar com tudo isto exige dos(as) profissionais muito mais que competências técnicas, é fundamental ter criatividade, resiliência, pensamento crítico e capacidade de liderar.
Depois de 2 anos tão atípicos, a chegada de 2022 foi encarada por muitas pessoas como uma possibilidade de alívio, após acontecimentos tão caóticos. Mesmo com as novas variantes e outros cenários negativos, quando falamos de mercado de trabalho estamos perante uma situação um pouco menos incerta, que nos permite falar com mais segurança sobre as tendências que devem moldar os próximos meses.
Um facto é certo: as empresas que não focaram os seus esforços a melhorar os ambientes de trabalho e a oferecer experiências realmente positivas para as pessoas irão perder espaço no mercado. Afinal, os profissionais procuram, cada vez mais, empregos que tragam realização pessoal, qualidade de vida e oportunidades de desenvolvimento, e quem está a acompanhar as tendências sabe que é preciso reinventar-se.
2021 foi o ano de estudar os diferentes formatos de trabalho, avaliar as necessidades das empresas e entender onde e como as pessoas gostariam de trabalhar. A possibilidade de regresso ao trabalho presencial, mesmo com algumas restrições, fez com que as empresas tivessem que tomar decisões e pensar em outras questões, como a manutenção do escritório, as tecnologias necessárias, a criação ou a alteração de processos de recrutamento e seleção, etc.
Muitas empresas, ainda, não definiram uma nova política de trabalho, no entanto é percetível que muitas já adotaram o modelo híbrido (quando existe esta possibilidade) e estão a aproveitar os seus benefícios.
Nas empresas reconhecidas como Best Workplaces™ Portugal aumentou a capacidade de disponibilizar os recursos e os equipamentos necessários, mesmo no formato híbrido ou de teletrabalho. Confirma-se a tendência que passada a novidade do modelo do teletrabalho, percebe-se que se mal gerido, pode levar a uma sobrecarga de tarefas e a um cansaço emocional, e colocar mais instabilidade no já tão frágil equilíbrio vida pessoal/profissional. Não pode deixar de ser referido que um dos principais fatores de retenção continua a ser este equilíbrio.
Como a sua organização está alinhada com as principais tendências do mercado para os próximos anos? Quer saber mais? Marque uma conversa com a nossa equipa do Great Place to Work® e teremos todo o gosto em partilhar não só estas, mas as principais visões para o futuro das relações do trabalho.
O Great Place to Work® é uma consultoria global que apoia organizações a obter melhores resultados através de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Certificamos anualmente, em todo o mundo, milhares de empresas, tendo como base a qualidade das suas relações no ambiente de trabalho e a experiência vivida pelos seus colaboradores.
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