O conceito de responsabilidade social empresarial está diretamente relacionado com o compromisso das empresas para com a sociedade, para com a comunidade. Qualquer empresa, de qualquer setor ou dimensão, pode implementar medidas de responsabilidade social, tema este que já está a ser debatido em muitos comités executivos e de investidores, que veem na sigla ESG, três preocupações fundamentais para as empresas de hoje: Environmental (ambiental), Social (social) and Governance (governança). O impacto destas medidas depende do seu propósito, da missão, da dimensão do negócio e do quanto a empresa consegue alcançar com as suas ações no contexto onde atua.
Este movimento está a levar muitas das organizações num caminho comum, o de colocar nas suas agendas os princípios dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), “os quais são a nossa visão comum para a Humanidade e um contrato social entre os líderes mundiais e os povos”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. “São uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta, e um plano para o sucesso”, acrescentou. A implementação destas práticas pode até diferenciar a empresa no mercado. Importa referir que estas práticas devem estar enquadradas na missão, na visão e na estratégia cultural e não devem ser entidades com atividades a avulso ou pontuais.
A “responsabilidade” para com a sociedade vai muito além dos fatores económicos, como dar lucro ou criar empregos. Uma empresa socialmente responsável deve pautar-se por uma liderança/gestão ética e transparente. E a preocupação com a “comunidade” dever iniciar-se no seu público interno, ou seja, nos seus colaboradores. Nada adianta financiar associações ou ONG’s ou promover ações de solidariedade, quando não cuida dos seus colaboradores.
Os números dos Best Workplaces™ de 2022 demonstram que estamos perante empresas em que a preocupação com a comunidade (interna e externa) faz parte do seu ADN. São ambientes caracterizados por uma liderança ética e honesta e em que os colaboradores têm um elevado sentimento de orgulho do contributo da sua empresa na comunidade. Estes modelos de cultura podem ser diretamente associados aos objetivos: 8º “Trabalho Digno e Crescimento Económico” e 16º “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”, dos ODS.
6 exemplos de práticas dos Melhores Lugares para Trabalhar em Portugal:
1 - Realização de donativos (monetários, roupa e livros, etc.)
2 - Atividades de teambuilding em associações, IPSS’s e ONG’s ajudando-os com as pinturas, arranjos exteriores ou na organização de um evento;
3 - Angariação de fundos e/ou roupa entre colaboradores para famílias e ou associações;
4 - Workshops/Formações gratuitas em comunidades desfavorecidas (ex. educação financeira; educação sexual etc.)
5 - Parcerias com instituições/associações
6 - Incentivo ao voluntariado (horas de voluntariado pagas)
No ano de 2022, os colaboradores da YKK Portugal reconheceram que:
O principal “Valor” desta empresa é a “Bondade”, que depois, é revertido em três princípios, que vivem e prezam todos os dias: Confiança, Transparência e Respeito. E os números acima representados demonstram que são vividos e os colaboradores envolvidos nas políticas e práticas com impacto na comunidade, para além do mero impacto do negócio. Como acreditam que tem uma responsabilidade cívica, estipulam um orçamento para as causas sociais que sejam mais relevantes e que mais necessitem de ajuda. Para além deste orçamento durante a pandemia mantiveram todos os colaboradores, inclusive os temporários, enquanto o negócio diminuía e atribuíram descontos aos clientes que estavam ligados ao combate à pandemia.
“No one prospers without rendering benefit to others”
Tadao Yoshida (Fundador da YKK)
Não basta ser inovador, investir nos melhores programas e remunerar bem as pessoas, se a organização não se pautar por uma conduta ética, por ações transparentes, se não se preocupar com a comunidade e com o seu impacto, pensando no seu legado para as gerações futuras.