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7 Dicas para melhorar o impacto da liderança no ambiente de trabalho

 7 Dicas para melhorar o impacto da liderança no ambiente de trabalho

Experiência do Colaborador Liderança

Um excelente ambiente de trabalho começa com a liderança. Com a nossa plataforma Emprising, os líderes obtêm insights sobre os principais motivadores para uma ótima experiência colaboradores. Seguem-se 7 dicas para a liderança melhorar o seu impacto no ambiente de trabalho e, deste modo, construir um excelente lugar para trabalhar.

Construa uma relação de confiança com os seus colaboradores

Primeiro que tudo é preciso clarificar que o estabelecimento de uma relação de confiança é a base para uma liderança de sucesso, pelo que empatia, preocupação genuína e acessibilidade são características fundamentais. É a partir destas características que realmente irá conhecer as suas pessoas além do cargo e da função. E o ponto de partida para saber quais são os seus medos, expectativas, ambições e desejos. Só no ambiente de confiança é que irá garantir o envolvimento e a motivação dos seus colaboradores. E os números comprovam esta ideia, uma vez que 70% dos colaboradores dos Best WorkplacesTM em Portugal de 2024 têm um elevado grau de confiança no parecer da sua equipa executiva, valor que cai para 55% quando analisamos os resultados das restantes organizações.

 Confiança nas empresasValorize o desenvolvimento da equipa e o seu!

A liderança de excelência tem uma preocupação genuína com crescimento dos membros da equipa, não vendo este processo como uma ameaça. O ideal é que a liderança prepare a equipa para que esta tenha autonomia para executar as tarefas que precisam ser realizadas. Logo é responsabilidade da liderança capacitar, desafiar e desenvolver as pessoas. Prepare a liderança de amanhã. Não se esqueça de, também, desenvolver as suas competências. Mentoring, coaching são práticas comuns entre os líderes dos Best WorkplacesTM, assistindo-se, também, a um aumento das formações relacionadas com inteligência emocional e soft skills.

Estudo melhores empresas em portugalDelegue mais e promova a autonomia

A liderança não deve cair no erro de concentrar em si todas as tarefas, mesmo que pareça que ser líder é conseguir resolver todos os problemas. Muitas vezes, um membro da sua equipa está mais próximo e tem mais conhecimentos sobre como resolver um problema, como tal vale a pena dar autonomia para que novas soluções e novas formas de fazer as coisas surjam. Liderar é, também, sinónimo de uma maior responsabilidade, pelo que, é melhor, assumir que não vai ter tempo para tudo. Este é o momento de dar mais autonomia e delegar o máximo de tarefas possíveis. Aqui é fundamental conhecer as competências dos colaboradores, para conseguir identificar quem é o talento certo para cada tarefa, ao mesmo tempo, que o envolve e o desenvolve.

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 Equilibre a vida pessoal e profissional

Quando se ocupa funções de liderança são muitas as solicitações, as reuniões, as tarefas e as pessoas a quem têm de dar atenção, ter de ficar até mais tarde para terminar determinada tarefa ou reunião, é normal, mas não deve fazer parte da sua rotina. A liderança deve ser o exemplo de que o sucesso profissional e uma vida pessoal equilibrada não são incompatíveis. Equilibre o seu bem-estar físico, mental e emocional. Não queremos que faça parte das estatísticas assustadoras de líderes com burnout.

Comunique de forma clara e transparente

É muito importante que a liderança comunique de forma clara e transparente. É importante que ocorra quando as notícias são boas, mas também em caso de situações difíceis. Uma comunicação clara e regular é fundamental para transmitir a visão e a estratégia para que todos remem no mesmo sentido.

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 Dê e peça feedback regularmente

Como é que um colaborador sabe se está no caminho certo? Ou em que áreas necessita melhorar? Só através do feedback é possível responder a estas perguntas. O feedback é, assim, uma ferramenta essencial para reforçar os valores, alinhar as expectativas e para promover o desenvolvimento dos colaboradores. Inverta, também, a situação e peça a opinião dos seus colaboradores sobre o seu estilo de liderança. Se existe alguma coisa que deve ser mudada ou se a liderança não personifica valores da empresa. O feedback bidirecional ou 360º gera um maior conhecimento dos seus colaboradores, garante um maior envolvimento e leva a que se dê uma maior relevância ao feedback.

 Melhores Empresas Para Trabalhar em PortugalDê o exemplo

Um líder de sucesso precisa ser um modelo de comportamento, ética e valores. Quando um líder demonstra os comportamentos desejados, irá estabelece um padrão para a equipa seguir. Isto facilita o alinhamento de todos na direção mais vantajosa para a empresa. Um bom líder precisa compreender que funciona como um espelho para os colaboradores. Se um líder quer iniciativa e proatividade da sua equipa, precisa demonstrar estas características no dia-a-dia

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Identifique as principais oportunidades de melhoria da sua liderança através das ferramentas GPTW®, melhore a experiência do colaborador e supere os resultados esperados na sua empresa. 

 


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