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Os 9 comportamentos-chave que a liderança deve seguir para criar um excelente lugar para trabalhar

 Os 9 comportamentos-chave que a liderança deve seguir para criar um excelente lugar para trabalhar

Experiência do Colaborador Liderança

Um excelente ambiente de trabalho começa com a liderança. A liderança através dos principais comportamentos motivadores de uma ótima experiência, pode ser altamente eficaz na construção de uma relação de confiança. E, é através destes 9 comportamentos-chave que a liderança cria e molda a experiência dos colaboradores. 

 

Liderança eficaz

 

Veja como os colaboradores avaliam os 9 comportamentos-chave da liderança e defina um plano de ação. Se analisarmos os Best WorkplacesTM vemos que são lugares marcados pela celebração das conquistas e dos valores, em quem os colaboradores se sentem cuidados e inspirados pela liderança. A contratação adequada à cultura e o acolhimento é, também, avaliado de forma muito positiva. Nestas organizações, também, existem oportunidades especialmente em “Partilhar”, “Agradecer” e “Desenvolver”.

De sublinhar que quando analisamos os valores do mercado estes seguem a dinâmica dos Best WorkplacesTM, embora seja de referir que sempre com valores bastante inferiores em todas as áreas. Os gaps mais significativos observam-se em “Partilhar” e “Agradecer”, ou seja, são nestes comportamentos que, ainda, lhes faltam mais caminho a percorrer.

Liderança

Explicamos abaixo como os 9 comportamentos-chave impactam o ambiente de trabalho. E o que deve fazer em cada um para criar uma relação de confiança e um excelente lugar para trabalhar.

9 comportamentos-chave que a liderança deve seguir para criar um excelente lugar para trabalhar

 

1. Ouvir

Este é o comportamento mais importante de todos. Ouvir não é apenas ouvir corretamente as palavras de alguém. A verdadeira escuta exige humildade e empatia. Pode ter muitas opiniões, mas para ser um líder inclusivo, tem de pôr as suas opiniões de lado. Se estiver a conversar e não estiver disposto a considerar outros pontos de vista ou opiniões, qual é o objetivo?

Ouvir pode parecer reativo, mas deve ser proativo. Esteja disponível e procure oportunidades para ouvir. Pense nas pessoas que não tem ouvido falar recentemente - e depois faça-lhes perguntas com uma mentalidade de aprendizagem. Marque reuniões informais, como almoços e sessões de perguntas e respostas. Utilize surveys e grupos de reflexão para obter regularmente as opiniões dos colaboradores. E muito importante: dê seguimento com feedback e ações.

2. Falar

É isto que fazemos todos os dias. Falar tem a ver com clareza, frequência, transparência e partilha total de informação de várias formas. Isto inclui a partilha regular de novidades da empresa através de diferentes canais - vídeo, intranet, email, reuniões, etc. E muito importante: partilhe as novidades internamente primeiro, antes de o fazer externamente.

Não se trata apenas do que partilha, mas com quem o faz. Tenha em atenção as pessoas que não ouviram a mensagem e que precisam de saber a informação está a ser partilhada. Falar é mais do que aquilo que se diz é a quem se diz, é o modo como se partilha a informação. Comunique de forma ponderada e cuidada e num estilo fácil de compreender. Organize reuniões regulares para discutir o que está a acontecer e partilhe pessoalmente as notícias para encorajar uma cultura de transparência.

Falar é, também, uma oportunidade para comunicar como o trabalho de um colaborador- se fizer bem o seu trabalho - é essencial para que a organização atinja os seus objetivos.

3. Agradecer

Se estiver a ouvir os colaboradores da forma que descrita anteriormente, irá saber muitas coisas sobre eles. Isto irá ajudá-lo a agradecer de forma personalizada. As ações de reconhecimento fazem com que os colaboradores sintam que estão a ser ouvidos, mostrando que são importantes e essenciais à empresa.

A criação de uma cultura de apreciação, reconhecendo frequentemente o bom trabalho e o esforço extra, afetará positivamente a motivação e a vontade dos colaboradores darem o seu melhor porque se sentem reconhecidos. As oportunidades para o fazer são infinitas: incentive o reconhecimento entre colegas, entregue prémios, escreva notas pessoais, considera os erros não intencionais como aprendizagem e reconheça os colaboradores que demonstram os valores da empresa.

4. Desenvolver

Ouvir e falar ajuda-o a saber como alguém pode desenvolver-se pessoal e profissionalmente. Cultive os seus talentos e interesses através de cursos (relacionados ou não com a função), pagamento de propinas, planos de desenvolvimento e formação personalizados, por exemplo. Junte os colaboradores a mentores e informe-os sobre as ofertas internas.

Dê feedback de forma mensurável, para que saibam o que estão a melhorar, e ponderada, para que estejam abertos ao que tem para dizer. Quando as pessoas sabem que se preocupa com elas - mesmo que não gostem, por vezes, de ouvir o que precisam de melhorar. Toda as pessoas querem melhorar. Sabem que melhorar leva a mais remuneração e a mais responsabilidade na empresa. Mas, de forma simplista, querem saber se fazem a diferença e se estão a desempenhar as suas tarefas corretamente.

5. Cuidar

Esta é a arma secreta. Um ótimo ambiente de trabalho só existe quando as pessoas se preocupam umas com as outras. As pessoas preocupam-se com o seu trabalho quando sentem que estão a ser cuidadas. Isto revela-se quando a liderança dedica tempo a compreender e a ouvir as suas experiências dentro e fora da empresa.

Apoie a vida pessoal e familiar, discutindo opções de horário flexível ou políticas de licenças. Ajude os colaboradores a lidar com crises através de programas de assistência ou com apoio na área da saúde mental. Incentive o equilíbrio entre vida profissional e pessoal e lembre-se que todos (líderes incluídos) devem ter dias de descanso para “recarregar baterias”. A preocupação é o que desbloqueia as pessoas e é a chave para maximizar o potencial do ser humano.

6. Partilhar

A distribuição justa de lucros, compensações, bónus e planos de incentivos cria um local de trabalho equitativo. Se está a criar um ambiente de confiança, todos os colaboradores têm de partilhar o sucesso da empresa e compreender como o seu desempenho está relacionado com a compensação.

A partilha equitativa e inclusiva manifesta-se, também, através de atividades de responsabilidade social. Se organizar atividades, como a pintura de uma escola ou a recolha de plástico numa praia, certifique-se que todos têm a oportunidade de participar. Se estas atividades ocorrerem entre as 8h e as 5h, como poderão os colaboradores do turno da noite participar? Certifique-se de que é verdadeiramente inclusivo tanto no que respeitas às oportunidades e às atividades, bem como aos recursos da organização. Lembre que equidade não é fazer a mesma coisa!

7. Celebrar

As coisas mais importantes de celebrar são os valores da organização e a forma como as pessoas ajudam a organização a atingir o seu objetivo. É importante ser específico. Se der por si a celebrar, reconhecer e a recompensar a mesma pessoa, comunique a todos o que é necessário para ser celebrado e reconhecido, para que não sintam que há parcialidade ou favoritismo. Assim, cada colaborador saberá que o que deve fazer, de forma mensurável, para, também, serem celebrados, reconhecidos e recompensados um dia.

8. Inspirar

Não é preciso ser um grande orador para inspirar as pessoas. Pode inspirar com as perguntas que faz e pelo modo como as ouve. Pode inspirar ao reafirmar a diferença que a sua organização faz no mundo e porque é que o trabalho de cada um é importante. Ajude os colaboradores a entender como o seu trabalho está relacionado com o objetivo maior e com o sucesso da empresa.

Pode fazê-lo ao contar histórias de clientes, ao partilhar a visão, ao apontar os comportamentos que exemplificam os valores da empresa, ao reforçar os valores, sublinhando a contribuição da empresa para a sociedade e ao mostrar a relação entre o esforço dos colaboradores e a concretização dos objetivos.

9. Contratar e Acolher

Quando alguém se junta à sua organização, deve certificar-se de que essa pessoa saiba que estavam à sua espera - e que mal podia esperar pela sua chegada.

Tem de se certificar de que ele tem um local de trabalho, que pode aceder aos sistemas de que necessita para se ligar ao seu trabalho e aos seus colegas e que tem o equipamento necessário para ser bem-sucedido. Isto vai além da contratação; é o que chamamos de boas-vindas. Pode enviar um e-mail ou uma nota por correio aos novos contratados antes de começarem a trabalhar, anuncie a sua entrada com antecedência, leve-os a almoçar na primeira semana e ajude-os a integrarem-se na cultura da empresa.

Independentemente de gerir ou não pessoas, encorajamo-lo a colocar a roda com os 9 comportamentos de elevada confiança num local onde a possa ver todos os dias. A confiança exige trabalho e esforço consciente e regular. E é necessária para criar um ótimo local de trabalho para todos.

Sabia que é possível medir a saúde destes comportamentos-chave na sua organização? Com a ferramenta de pesquisa da Great Place To Work, pode identificar as oportunidades de melhoria necessárias para atingir melhores resultados na sua empresa.  

 


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