Oferecer um ambiente saudável de trabalho, assim como promover a saúde e bem-estar dos colaboradores está na base da criação dos Melhores Lugares para Trabalhar. A liderança deve, deste modo, preocupar-se com o equilíbrio emocional das suas pessoas e das suas equipas, proporcionando todas as condições de trabalho, para garantir a motivação e a produtividade.
A sobrecarga de tarefas/atividades, os picos de stress e a falta de perspetivas de progredir na carreira são aspetos que provocam desgaste físico e emocional. Estimular a prática de atividade física, adotar horários flexíveis, promover o descanso e incentivar hábitos alimentares mais saudáveis são algumas das práticas utilizadas pelos Best Workplaces™, que contribuem para que os colaboradores se sintam bem, dentro e fora do ambiente de trabalho.
Veja abaixo mais alguns exemplos:
9 exemplos de práticas dos Melhores Lugares para Trabalhar em Portugal:
1 - Horário de trabalho flexível;
2 - Teletrabalho;
3 - Horário de trabalho mais reduzido à sexta-feira;
4 - Promoção da atividade física (ex. comparticipação do ginásio; criação de grupos de corrida)
5 - Formação sobre saúde mental para liderança e colaboradores;
6 - Desconexão digital;
7 - Apoio aos filhos dos colaboradores na procura de emprego;
8 - Dia de “folga” no 1º dia de aulas dos filhos e/ou no dia de aniversário do colaborador e/ou filhos;
9 - Ausência justificada e prolongada num momento difícil da vida de um colaborador (ex. morte de um familiar, doença…)
Os colaboradores dos Best Workplaces™ Portugal sentem esta “preocupação” por parte da sua empresa com a sua qualidade de vida. Estas organizações são pela voz dos colaboradores caracterizadas por um ambiente psicológica e emocionalmente saudável, onde é possível flexibilizar o horário e o frágil equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Veja alguns indicadores:
Porém, existem ameaças à qualidade de vida nestes ambientes de trabalho, particularmente quando se observa que o reconhecimento, aqui associado às promoções e ao crescimento profissional, não é percecionado por parte dos colaboradores como justo (a meritocracia não é praticada). Outro dos focos de ameaça poderá ser a “má” coordenação de pessoas e a atribuição de tarefas, levando a uma sobrecarga de trabalho, onde as atividades diárias se sobrepõem às previstas.
Nas organizações avaliadas para a Edição de 2022 dos Best Workplaces™, há destaque pelas práticas promotoras de equilíbrio entre vida pessoal/profissional e saúde e bem-estar, tendo sido a Imaginary Cloud reconhecida com o Prémio Social: Qualidade de Vida. Mas para além das práticas, é ainda mais importante, a sua validação pelos colaboradores. Como podemos ver no gráfico abaixo, os colaboradores da Imaginary Cloud reconhecem um ambiente em que é vivida e promovida a sua qualidade de vida. Não podemos deixar de referir que nesta empresa existe, ainda, uma preocupação genuína da liderança com o colaborador(a) com um todo, característica, também, essencial para garantir a criação de um ambiente de trabalho que promove a qualidade de vida dos seus colaboradores.
“As pessoas entregam o seu melhor onde se sentem respeitadas e cuidadas. Acreditamos que a Imaginary Cloud é um desses locais e esforçámos-mos muito ao longo destes últimos 12 anos para o criar. Daqui para a frente o desafio mantém-se, e iremos trabalhar diariamente para continuar a construir um local de trabalho do qual possamos nos orgulhar da qualidade de vida aqui experienciada por todos.”
Tiago Franco, CEO - Imaginary Cloud