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A importância da cultura organizacional nas pequenas e médias empresas

 A importância da cultura organizacional nas pequenas e médias empresas

Cultura Organizacional Experiência do Colaborador

A cultura organizacional nas pequenas e médias empresas (PME's) é, muitas vezes, posta de parte e ignorada, não fazendo parte das prioridades das suas equipas de liderança. Muitos líderes acreditam que a cultura é apenas um problema das grandes empresas. Mas estão enganados! Tal como as grandes empresas ou as multinacionais, as PME’s, também, integram pessoas diferentes que têm de ser unidas à voltado do mesmo objetivo. Ter uma cultura bem definida permite que todos olhem na mesma direção e que colaborem no crescimento e sucesso da empresa.

A cultura organizacional está presente em qualquer tipo de empresa, independente do setor ou dimensão. A união das pessoas e os seus valores já estabelecem uma cultura. É importante criar a cultura organizacional para definir como a empresa irá apresentar os seus ideais e valores perante a sociedade. De salientar que a cultura é instituída independente do interesse e do esforço da organização, pelo que quando as PME’s não atuam ativamente na criação dos valores, eles serão definidos por terceiros. Ser passivo pode, assim, gerar problemas graves nas práticas e nos relacionamentos internos, uma vez que os valores definidos, podem não representar a empresa.

Para criar uma cultura organizacional são essenciais alguns aspetos, abaixo listamos os mais importantes:

Visão e Missão Claras

A visão é saber onde se deseja chegar em determinado espaço de tempo, para criar ações no presente que permitam alcançar objetivos de médio a longo prazo. A visão norteia as ações, cria vínculos e, sobretudo, estimula os talentos a ficarem, principalmente quando os profissionais de alta performance visualizam potencial de crescimento. A missão é um complemento da visão, mostrando a razão de ser do negócio e como a empresa pretende impactar a sociedade. Com a transparência da visão e da missão claras, cada um compromete-se com as atividades, e caminham juntos rumo a uma conquista global. Tanto na visão, como na visão, os colaboradores precisam saber o que, como e quando fazer para garantir resultados eficientes.

Valores corretos 

Os valores são o ADN de uma empresa, que se traduzem no comportamento, na conduta e no modo como esta se posiciona. Agir de forma correta, adotar uma postura ética e honesta e fazer negócios idóneos, são aspetos que compõem os valores de uma organização. De sublinhar que os valores estão intimamente ligados às relações interpessoais de confiança e de parceria. Tanto os colaboradores, como os fornecedores, clientes e investidores manterão o vínculo se estiverem de acordo e alinhados com os valores.

Liderança eficaz 

A liderança tem um papel fundamental na consolidação dos valores que regem a cultura organizacional. O líder é naturalmente um influenciador, daí o seu comportamento tem de estar alinhado com a visão, missão e valores da empresa. Ser um líder inspirador, motivador e com espírito de equipa, permite uma relação saudável e de confiança. Quanto mais forte, determinada e firme for a liderança no seu propósito, mais a equipa se sentirá disposta a contribuir para o sucesso da empresa.

Comunicação aberta

A comunicação é o elo entre as pessoas que trabalham na empresa. Uma cultura organizacional para ser efetiva não pode ser construída através de conversas paralelas, informações não oficiais ou mal-entendidos. É importante que com a definição e a implementação da cultura exista uma comunicação para todos de como a empresa passará a funcionar a partir daquele momento. É fulcral que todos se sintam confortáveis para praticar uma comunicação aberta. Criar canais de comunicação oficiais, estabelecer uma rotina de feedback e ter uma liderança que exerça uma escuta ativa são algumas das ações para ter uma comunicação aberta.

Ambiente agradável

A transparência da visão, missão e valores ajuda a melhorar o ambiente de trabalho. Os colaboradores passam a ter um sentimento de pertença, o que favorece o clima e o ambiente de trabalho. Num ambiente positivo, os colaboradores tendem a contribuir mais com ideias e sugestões. Os feedbacks são vistos como algo positivo e as lideranças priorizam o diálogo e a troca de conhecimento, valorizando as competências de cada um.

Reconhecimento e correção

Durante o processo de construção da cultura organizacional é bem provável e até natural que ocorram erros. É preciso entender que quando um caminho não é o ideal para a empresa, seja por estratégia ou por incapacidade de o sustentar, pode ser necessário mudar ou fazer ajustes no processo de criação da cultura organizacional.

Tempo para planear e otimizar 

A cultura organizacional não nasce de um dia para o outro, é necessário tempo para planear, para implementar práticas e otimizar os processos. Para ser bem-sucedida, todas estas etapas devem ser viabilizadas de acordo com a estrutura da empresa, mesmo que exista um potencial de crescimento num curto espaço de tempo.

 

Passos para implementar uma cultura organizacional

A implementação da cultura organizacional numa PME exige cuidado e atenção. Os desafios das PMEs na criação de uma cultura reconhecida podem ser semelhantes ao das grandes empresas, já que obriga a planeamento. Deixar de gerir o negócio dentro da cultura estabelecida afeta a imagem e a credibilidade da empresa junto dos colaboradores, fornecedores e clientes. Se pretende ter uma cultura organizacional forte e em conformidade com os valores da empresa, a ponderação é uma grande aliada ao longo de todo este processo.

Para facilitar a criação e a implementação de uma cultura organizacional partilhamos abaixo os passos que deve seguir:

Faça um diagnóstico

O primeiro passo é entender o atual cenário e como a cultura está a impactar o ambiente de trabalho. Comece por fazer um diagnóstico pormenorizado do funcionamento interno da sua empresa, desde os processos até ao modo como são executados. Saiba, por exemplo:

  • quais são as atitudes e os hábitos dos seus colaboradores;
  • como os seus colaboradores agem no quotidiano;
  • o que motiva a sua equipa;
  • quais serão os possíveis obstáculos.

Defina o que será daqui para frente

Este é o momento de estruturar os três pilares da cultura organizacional - missão, visão e valores - desenhe cada um deles de acordo com o seu negócio/empresa. Estes 3 pilares estão conectados e, cada um com o seu propósito, fundem-se aos outros para validar o conjunto de elementos que formam a cultura.

Estabeleça e formalize os valores da empresa

A partir do momento que os valores estão claros para a equipa de liderança, é imprescindível formalizá-los e partilhá-los com todos os colaboradores da empresa. A partir daqui as ações e os comportamentos têm de ser uniformizados, para criar um padrão de conduta, quer interna, quer externamente.

Reforce os valores da empresa através de ações/comportamentos

De nada adianta definir que a empresa é ética e honesta, se a liderança não for um exemplo no cumprimento das regras, por exemplo. As atitudes contam mais que as palavras ou os quadros colocados nas paredes. Muitas empresas erram porque construem uma bela teoria e esquecem-se de a colocar em prática e de a fazerem acontecer em cada momento do dia a dia.

Contrate e mantenha os profissionais que se enquadram na cultura

Manter e contratar profissionais competentes e produtivos é bom, porém, se não estiverem alinhados com a cultura organizacional é provável que fiquem pouco tempo. A adequação do fit cultural é fundamental para assegurar que a empresa e o colaborador estão em conformidade com o modo de ser e de trabalhar.

Dê espaço para sugestões, feedbacks e ideias

Estimular a participação dos colaboradores, para além de demonstrar a valorização, fortalece o sentimento de pertença, portanto, permita que os colaboradores contribuam com as suas ideias e sugestões, baseadas nos seus conhecimentos e competências.

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Visão e Missão Claras: