Cultura Organizacional, People Analytics
A sua organização já concluiu o seu questionário de engagement ou satisfação aos seus colaboradores? Parabéns! Obter feedback dos colaboradores é o primeiro passo para criar uma organização de alta confiança e elevado desempenho.
Agora é o momento de:
- Dar sentido aos seus dados;
- Realizar grupos focais;
- Decidir em que áreas de foco deseja melhorar.
É fundamental focar-se nas áreas que têm mais impacto na cultura da empresa. É muito mais provável que atinja um ROI (Retorno Sobre o Investimento) tangível deste modo. Mas como saber quais são as áreas são mais impactantes?
Baseados nos milhares de empresas que utilizam o Trust Index™ survey, o questionário da Great Place to Work® Model© para obter feedback e mudar as suas culturas. Segue-se o que aprendemos sobre como identificar as áreas que serão mais (ou menos) impactantes, enquanto trabalha para uma mudança cultural significativa.
Não se distraia com as áreas de pontuação mais baixas
Pode parecer contraintuitivo, mas uma das abordagens menos eficazes que uma empresa pode adotar é simplesmente concentrar-se nas áreas com as pontuações mais baixas.
Em todas as empresas, mesmo nos Best Workplaces™, os colaboradores tendem a ser mais críticos sobre os mesmos tópicos:
- Remunerações;
- Favoritismo;
- Promoções;
- Politiquices & Intrigas.
Verifica-se este padrão em empresas de todas as dimensões e setores. Não fique obcecado com estas áreas, a não ser que tenha uma pontuação baixa em comparação com o benchmark de referência do mercado.
Uma forma de avaliar a experiência dos seus colaboradores é compará-la com os Best Workplaces™. Com esta comparação pode aperceber-se que uma pontuação baixa na sua empresa pode, na verdade, ser melhor do que as pontuações de muitas outras empresas.
Muitas empresas querem responder às pontuações baixas nestas áreas com:
- Aumentos de salários;
- Reforço dos bónus;
- Definição de processos;
- Mais celebrações da equipa,
Consideram naturalmente que estas ações são a chave para melhorar rapidamente a experiência do colaborador. A justiça na remuneração e nos benefícios são fundamentos essenciais para o bem-estar dos colaboradores, mas não resolvem, nem melhoram por si só a experiência dos colaboradores sozinhos.
É fácil entender por que as empresas trabalham nestes temas. Estes temas são, também, frequentes quando se analisa os comentários referentes às oportunidades de melhoria na empresa e aquando da realização de grupos focais.
A pergunta que muitas empresas não fazem é: porque os colaboradores falam destes temas?
Na nossa experiência, os colaboradores sentem-se mais seguros em falar de coisas tangíveis, como dinheiro, equipamentos, instalações ou folgas, em vez de intangíveis, como, por exemplo, se os seus líderes os tratam com respeito.
É por isso que é tão importante aprofundar estes temas nos grupos focais os temas, para conseguir ir mais além e identificar quais são os problemas reais.
Concentre-se nas áreas de elevado impacto
Com base na nossa metodologia Trust Model e na nossa experiência de contacto direto com milhares de empresas, sabemos que algumas áreas são mais impactantes do que outras na cultura da empresa.
Se a maioria dos colaboradores tiver uma experiência consistentemente positiva nas áreas de elevado impacto, todas as áreas da experiência do colaborador tendem a melhorar – mesmo os tópicos impopulares referidos acima!
Estas são as áreas que tendem a ter o maior impacto:
- Mostrar apreço por todos na organização;
- Procurar e responder às ideias dos colaboradores;
- Envolver os colaboradores em decisões importantes;
- Tornar os líderes acessíveis;
- Garantir que os colaboradores obtenham respostas diretas dos líderes
Já vimos dezenas de empresas concentrarem os seus esforços em apenas uma ou duas destas áreas de elevado impacto consistentemente com todos os seus líderes. Quando fazem isto bem, os resultados do survey seguinte aos colaboradores mostram uma melhoria global significativa, especialmente quando se trata de perceções de remuneração e justiça.
Identifique gap’s entre os diferentes níveis hierárquicos
Em vez de se focar nas pontuações do survey dos managers individualmente, é mais eficaz comparar as pontuações entre os diferentes níveis hierárquicos.
Procure diferenças entre as experiências dos:
- Colaboradores;
- Managers
- Outros líderes da empresa, incluindo administração e/ou equipa de direção.
Quão diferente é a experiência do ambiente trabalho entre estes grupos?
Depois de identificar que um determinado nível está a ter uma experiência menos positiva, pode melhorar as pontuações apoiando os seus líderes. Esta abordagem ajuda a aumentar a responsabilidade da liderança, e mostrar claramente como eles influenciam as experiências dos seus colaboradores.
O nosso survey mostra que a redução dos gap’s entre os níveis hierárquico leva ao aumento da receita e da inovação. Quando as experiências variam muito dependendo do nível hierárquico, as empresas perdem os benefícios da agilidade e da adaptabilidade.
Faça escolhas que pode sustentar
Ao definir as suas ações de melhoria, é importante escolher apenas uma ou duas áreas em que pode apoiar continuamente o maior número possível de líderes para entregar uma melhor experiência para as suas equipas. Isto terá um impacto muito maior nos resultados de futuros surveys do que um conjunto de iniciativas únicas.
Partilhe conhecimento entre os líderes
Uma das coisas mais importantes que vemos as empresas a fazer é partilhar os insights das suas áreas mais fortes com o resto da organização. Em quase todas as empresas já existem exemplos positivos – é só necessário descobri-los!
Nos Best Workplaces™, os líderes aproveitam o conhecimento dos managers que já estão a criar experiências positivas nas suas equipas para ajudar outros líderes que desejam melhorar.
Através da avaliação dos resultados do survey aos colaboradores, do aperfeiçoamento do foco e da criação de um plano de ação viável, pode promover uma mudança positiva, sustentável e constante na cultura da sua empresa.
O Emprising™, a nossa plataforma de gestão de cultura, permite, através da análise dos seus resultados, tomar decisões sobre o seu ambiente de trabalho baseadas em dados. Se ainda não está a analisar estas áreas de foco no seu questionário aos colaboradores, tudo bem. Entre em contato connosco se quiser saber mais sobre o Emprising e sobre o nosso processo aqui.