Zygmunt Bauman, sociólogo e filósofo polonês, uma vez disse que “conversar com pessoas parecidas conosco é fácil, elas estão preparadas para aplaudir o que dizemos, são agradáveis e, antes de a conversa começar, elas já nos entenderam. Mas discutir assuntos com pessoas que possuem diferentes pontos de vista, dos quais não gostamos, negociar algum tipo de acordo e de compromisso, um modus vivendi com essas outras pessoas, isso é uma habilidade”.
A comunicação eficaz é um desafio comum entre as organizações, isto porque temos pessoas diferentes numa mesma empresa. Pessoas com formações diferentes, com histórias diferentes, com formas de ver e compreender o mundo de maneira distinta. Logo, a nossa comunicação precisa de se ajustar ao tom (mais formal, mais informal), ao formato (uma conversa, um comunicado enviado por e-mail, uma reunião com o gestor), à abordagem (fazer perguntas, recolher dados, deixar que os outros perguntem) para chegar a todos. Dito isto, existem algumas formas de minimizar o ruído, como instruir bem os gestores para que possam tirar dúvidas, investir em mais de uma ação de comunicação, investir em mais de um canal de comunicação e mostrar-se aberto a responder eventuais dúvidas. Uma pesquisa da International Association of Business Communicators constatou que os colaboradores desenvolvem a sua percepção da empresa com base na liderança (55%), processos (30%) e canais formais de comunicação (15%). Isto indica que o contato com os gestores tem maior poder e influência dentro das empresas do que a comunicação interna oficial. Por isso a importância de investir na formação um líder comunicador.
O ato de comunicar é complexo e deve estar eternamente em modo de melhoria contínua. E a melhoria contínua da comunicação envolve não só o ato de “falar” / de comunicar constantemente, mas de ouvir, de estar pronto a escutar. Falar sem ouvir não cria uma troca e a comunicação é isso. Afinal, não é possível partilhar ideias com os outros, não é possível planear qualquer coisa, não é possível entender as pessoas em volta, se não abrirmos espaço para que elas também falem. É justamente neste falar e ouvir que se constrói uma relação de confiança. Quando as pessoas sentem-se à vontade para expor as suas opiniões (tanto elogios, quanto críticas), dá para dizer que existe uma relação de confiança entre as duas partes. É só pensar, por exemplo, nos seus relacionamentos na vida pessoal. Funciona assim também, certo?
Nesse sentido, é fundamental ouvir os profissionais e manter um canal de comunicação para que se possam expressar livremente. Acreditamos que a pesquisa de clima é uma excelente ferramenta para entender, através de um canal anónimo, como está a saúde da sua empresa, quais as percepções (sejam elas positivas ou negativas) que as pessoas que ali trabalham têm em relação ao seus, líderes, aos seus colegas e ao negócio como um todo. A pesquisa será uma das ferramentas que o ajudará a criar a disciplina para uma comunicação em processo de melhoria contínua. Uma comunicação que não é só baseada na fala, mas no ouvir as pessoas com atenção.
Na edição de 2019 do Best Workplaces™ Portugal, mais de 21 mil colaboradores foram ouvidos e eles afirmam que nestas empresas o trabalho de melhoria contínua é sempre feito.
Dados do estudo Melhores Lugares para Trabalhar em Portugal, 2019 ( A escala de resultados é medida de 0 a 100 pontos)
A liderança/equipa de gestão mantém-me informado(a) sobre os assuntos e as alterações mais importantes na empresa. |
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A liderança/equipa de gestão exprime de forma clara o que espera do nosso trabalho. |
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Posso fazer qualquer pergunta razoável à minha liderança/equipa de gestão e obter respostas directas. |
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Temos facilidade em contactar e dialogar com a liderança/equipa de gestão. |
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A comunicação é um conjunto de várias formas de expressão e envolve a participação de todas as partes para que seja eficaz. É necessário compreender como acontece o diálogo entre líderes e liderados, estimulando o relacionamento e a troca não só de informações como de ideias. Você sabe como anda a comunicação na sua empresa?
O Great Place to Work® dispõe de planos de consultoria personalizada que podem ajudar a sua empresa.
“Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem.”- Peter Drucker