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Employee Experience: Definição e Estratégias Comprovadas

 Employee Experience:  Definição e Estratégias Comprovadas
Um Employee experience excecional ajuda a diferenciar a sua empresa dos seus concorrentes. Aqui está como melhorar a sua estratégia.

 

Resumidamente, Employee experience ou experiência do colaborador começa com o processo de contratação/onboarding e continua até que uma pessoa saia da sua empresa. A experiência dos colaboradores é essencialmente a forma como os seus colaboradores experimentam a empresa, desde as relações com o seu gestor, ao trabalho realizado ou à tecnologia de que necessitam para fazerem o seu trabalho com sucesso.

É também um fator diferenciador que distingue as melhores empresas em Portugal das restantes empresas não certificadas. Quer criar uma experiência do colaborador com sucesso? Leia mais.

O que é  employee experience ou experiência do colaborador?

"A experiência do colaborador é definida como a avaliação cumulativa da interação de um colaborador com a sua empresa e as suas pessoas", diz Julian Lute,  Senior Strategic Advisory da Great Place To Work® US.

"Uma experiência positiva dos colaboradores é aquela em que os colaboradores têm liberdade para fazer o seu trabalho e têm líderes que lhes mostram respeito e são justos." Julian explica que é importante medir a experiência dos colaboradores, pois pode determinar o esforço que os colaboradores dão à empresa, bem como a forma como os clientes experimentam os seus produtos ou serviços.

Uma estratégia de sucesso para o employee experience

Num mundo em que um salário elevado já não é o principal fator de motivação para os colaboradores, focar-se no employee experience é uma vantagem competitiva com excelente retorno. Por outras palavras, é algo que as empresas não se podem dar ao luxo de descartar.

Em 30 anos de experiência no mundo inteiro, a Great Place To Work® identificou os pilares mais importantes para uma estratégia de employee experience bem-sucedida:

  1. Confiança
  2. Credibilidade
  3. Respeito
  4. Imparcialidade
  5. Camaradagem
  6. Orgulho

A confiança, que se baseia na credibilidade, no respeito e na imparcialidade, é influenciada pela liderança e pela gestão", explica. "A camaradagem e o orgulho da empresa são como as pessoas se relacionam entre si e com os seus empregos."

Ao desenvolver uma estratégia de experiência do colaborador bem-sucedida, Julian recomenda estas três melhores práticas para começar:

  1. Lidere com a missão e os valores da sua empresa
  2. Obtenha feedback e adapte-se em conformidade
  3. Considere como a sua estratégia de experiência de colaborador influencia toda a demografia dos colaboradores, os colaboradores na linha da frente, em part-time e os cargos de gestão.

Uma estratégia de employee experience bem-sucedida terá impacto em todos os aspetos do seu negócio. "Pela forma como entrevista, contrata, treina, promove e reconhece os funcionários", diz Julian.

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5 passos para melhorar a sua estratégia de employee experience

“Melhorar a experiência dos colaboradores começa por ouvir o que a sua equipa tem a dizer, sem julgar! "Após ouvir, tome ações", diz Julian.  "Faça algo em resposta ao que ouviu. Agradeça aos colaboradores por partilharem os seus pensamentos e comprometa-se a focar-se em pelo menos numa ou duas coisas que melhorariam a sua experiência."

A consistência é também um fator importante para melhorar a experiência dos colaboradores, incluindo reuniões consistentes, comunicações, acesso a oportunidades de avanço e tratamento justo por parte dos líderes, segundo Julian. Também é importante que os líderes seniores estejam a bordo para ajudar os gestores a aprender a ouvir e responder eficazmente às preocupações dos colaboradores.

Aqui estão cinco formas de como a sua empresa melhorar a sua estratégia de employee experience:

1. Faça um questionário sobre employee experience

Um survey de employee experience  é uma ferramenta inestimável para ajudar as empresas a verificar a cultura da sua empresa e como os colaboradores realmente se sentem. Este é um primeiro passo, vital, para construir um employee experience bem-sucedido desde o início.

A realização de um questionário confidencial aos colaboradores, pelo menos anualmente, dá aos colaboradores a oportunidade de fornecerem feedback sincero sobre o que lhes importa e sobre o que precisam para se sentirem valorizados e apoiados. Esta ferramenta pode ajudar as empresas a reter e atrair os melhores talentos.

2. Construir diversidade, equidade & inclusão em todos os níveis da jornada dos colaboradores

Mais do que nunca, a diversidade, equidade, inclusão e pertença (DEIB - diversity, equity, inclusion & belonging) é considerada essencial para a criação de uma empresa próspera e produtiva. As nossas pesquisas mostram que o DEIB é importante porque ajuda as organizações a terem 5,4 vezes mais retenção de colaboradores e melhoram as hipóteses de recrutar um conjunto diversificado de talentos. Deixe claro aos novos colaboradores, desde o primeiro dia, como o DEIB é importante para a sua empresa.

No entanto, lembre-se que o DEIB é mais do que um chavão. Fomentar o sentimento de pertença não só ajuda os colaboradores a sentirem-se aceites, mas também valorizados pela Sua empresa, o que ajuda a criar um ambiente de trabalho positivo. Afinal, quem não quer sentir que a faz a diferença?

3. Oferecer flexibilidade

Enquanto um modelo de trabalho híbrido ou posições totalmente remotas estavam a ser abraçadas por algumas organizações de pensamento futuro, a pandemia mudou irrevogavelmente a forma como as organizações definem espaço de trabalho.

Agora que os colaboradores experimentaram os benefícios da flexibilidade no local de trabalho, incluindo o aumento da saúde mental e um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, eles estão também a procurar ativamente empresas que forneçam melhor flexibilidade. A flexibilidade no local de trabalho também expande o conjunto de talentos de uma empresa porque a geografia é menos relevante.

As empresas podem melhorar a sua experiência de colaboradores oferecendo horários flexíveis (o que beneficia especialmente os pais e outros dependentes), posições flexíveis como a partilha de emprego (onde normalmente dois colaboradores desempenham um papel único) e destacamentos de departamentos cruzados. Um destacamento para um aspeto diferente do negócio pode ajudar a pessoa a desenvolver novas competências de carreira e explorar outros interesses.

4. Desenvolver uma experiência de onboarding

As primeiras impressões duram, e é por isso que é importante desenhar uma experiência de onboarding. Com cada vez mais empresas a oferecerem um local de trabalho flexível, o onboarding de novos colaboradores significa que as pequenas coisas, como o acesso a um programa de assistência aos colaboradores, ou canais de reconhecimento por pares, podem cair na desgraça.

Para ajudar os novos colaboradores a entrosarem, considere atribuir um “padrinho” para responder a essas pequenas questões (isto aplica-se se o seu novo colaborador é remoto ou presencial), organizar reuniões regulares um-a-um com gestores de pessoas, ou criar uma lista de reuniões de café virtuais entre departamentos.

Uma ótima experiência de onboarding deve também incluir listas de verificação de desenvolvimento de 30, 60 e 90 dias para os novos colaboradores avaliarem o que precisam para serem bem-sucedidos.

5. Investir no well-being dos colaboradores

O bem-estar dos colaboradores é mais do que bem-estar físico, embora isso também importe. Trata-se de criar uma cultura que ofereça apoio mental, emocional e pessoal, bem como saúde financeira e conexões significativas. A criação do well-being dos colaboradores é vital para desenvolver uma organização resiliente cuidando dos seus colaboradores por inteiro, além das 9 às 5.

As empresas podem investir no bem-estar dos colaboradores, conectando as suas pessoas com especialistas, fomentando o desenvolvimento e a aprendizagem contínua e incentivando o autocuidado. Outra forma de as empresas criarem um employee experience positivo é oferecer uma folga paga, que pode ser usada a critério dos colaboradores conforme os seus interesses.

Melhorar o employee experience com a Certificação™ Great Place To Work®

As empresas certificadas sabem que a cultura da empresa não é assunto leviano. Quando os colaboradores entendem que o seu trabalho é importante e o seu propósito está alinhado com o da sua empresa, coisas boas acontecem. São leais, comprometidos e orgulhosos em fazer parte da sua empresa, todos os sinais de um grande local de trabalho.

A experiência dos colaboradores também ajuda a performance da sua empresa: 84% dos colaboradores das empresas certificadas disseram estar dispostos a dar mais de si, contra apenas 60% por cento das empresas não certificadas. Em última análise, fazer parte de um local de trabalho certificado melhora os fatores de permanência e o orgulho dos colaboradores. Não há melhor employee experience do que sentir-se orgulhoso da sua organização!

Comece a melhorar a experiência do colaborador na sua organização hoje, fale connosco.

 


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