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O que são Pulse Surveys? E Porque devem ser utilizados pelas empresas?

 O que são Pulse Surveys? E Porque devem ser utilizados pelas empresas?

Experiência do Colaborador People Analytics

Os pulse surveys são uma solução rápida e prática para as empresas que pretendem melhorar a comunicação e feedback. Mas o que são exatamente? Antes de explorarmos os prós e contras dos pulse survey, vamos primeiro considerar porque obter feedback dos colaboradores é tão importante no dia-a-dia das empresas.

A comunicação é fundamental para o envolvimento dos colaboradores. Ao promover uma cultura aberta e transparente em que os colaboradores sentem que a sua opinião é valorizada e tida em consideração, as organizações podem alcançar taxas de retenção mais elevadas e ter uma equipa mais motivada.

Porém muitas empresas, ainda, não estabeleceram uma comunicação interna eficaz, mantendo, assim, os colaboradores na ignorância sobre os assuntos e as mudanças importantes. A comunicação com os colaboradores não tem de ser difícil. De facto, existem uma multiplicidade de ferramentas digitais que a tornam mais simples do que nunca a comunicação entre líderes e colaboradores. Uma ferramenta que pode ajudar a colmatar o gap entre estes dois grupos é um pulse survey.

O que é um pulse survey?

Um pulse survey é um pequeno conjunto de perguntas utilizado para avaliar a perceção dos colaboradores (para medir o seu "pulso") sobre um tema específico.

Ao contrário dos surveys de cultura organizacional, que podem ter até 60 perguntas, os pulse surveys têm menos de 20 perguntas e demoram apenas breves minutos a responder. O facto de serem concisos significa que os pulse survey podem ser aplicados regularmente (trimestral ou mensalmente) sem cansar os colaboradores. Ao medir com frequência, as organizações podem identificar tendências, observar mudanças e agir rapidamente em relação a quaisquer problemas que surjam.

O que pode ser medido nos pulse surveys?

A liderança pode utilizar os pulse surey para obter feedback sobre o que considerar importante, por exemplo novos benefícios, novas práticas. Embora certos temas possam ter maior importância, os mais comuns atualmente são:

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Quais as vantagens de utilizar pulse surveys?

Os pulse surveys trazem inúmeras vantagens para as empresas, independentemente da sua dimensão ou setor de atividade. Partilhamos abaixo as 3 mais importantes.

  1. Facilidade de utilização

Os pulse surveys oferecem uma abordagem simplificada. Uma vez realizada a configuração inicial, podem ser utilizados vezes sem conta. Podem até ser automatizados para serem enviados em intervalos regulares. Esta facilidade de utilização faz com que sejam um sucesso nas organizações que procuram obter dados impactantes, utilizando o mínimo de tempo e recursos.

  1. Melhoram a satisfação dos colaboradores

Os pulse surveys promovem uma cultura de transparência e confiança. Quando os colaboradores veem que as suas opiniões são valorizadas e que o seu feedback é tido em conta, sentem-se mais motivados e comprometidos com a organização. Normalmente isto conduz a uma maior satisfação no trabalho e a um aumento na produtividade.

  1. Podem antecipar problemas

Os pulse surveys ajudam a identificar potenciais problemas numa fase inicial, permitindo implementar acões direcionadas e evitar o seu agravamento. Ao eliminar os problemas à nascença, pode poupar tempo e recursos preciosos, garantindo um ambiente de trabalho positivo para todos.

Quais são as melhores práticas?

O objetivo dos pulse surveys é recolher o feedback dos colaboradores de modo a melhorar o seu ambiente de trabalho. Para maximizar o potencial dos pulse surveys, recomendamos que siga as seguintes práticas:

  • Ser conciso é fundamental

    Os pulse surveys devem ser curtos e centrados em áreas específicas. Isto permite que os colaboradores deem um feedback com significado sem sentirem que estão constantemente a repetir-se.
  • Manter a coerência

    Os pulse surveys fornecem os melhores resultados quando são repetidos regularmente. Ao estabelecer um calendário de envio regular, poderá acompanhar o envolvimento e as tendências ao longo do tempo.
  • Destacar o objetivo

    Os colaboradores podem facilmente ignorar o pedido para responder a um pulse survey, especialmente se estiverem ocupados com outras tarefas. Comunicar a importância do survey e realçar a forma como o feedback será utilizado para melhorar o local de trabalho pode ajudar a aumentar as taxas de participação.
  • Agir

    Depois dos colaboradores terem respondido, é responsabilidade da liderança agir de acordo com o feedback. Mostre aos colaboradores que as suas vozes foram ouvidas, apresentando-lhes os resultados e comunicando-lhes as medidas que irá tomar para responder às suas preocupações. Cumpra o que promete e implemente as alterações necessárias para melhorar o local de trabalho. Caso contrário, arrisca-se a perder a confiança.
  • Acompanhe o progresso

    Reveja regularmente os resultados e utilize-os para avaliar o desempenho das estratégias implementadas. Se os resultados não forem tão promissores como esperado, ajuste o seu plano para compensar.

Está na altura de começar a fazer pulse surveys aos seus colaboradores?

Os pulse survey são uma forma confiável e eficiente de captar o feedback dos colaboradores e de acompanhar as mudanças ao longo do tempo. Com a realização regular pulse survey, as organizações podem resolver problemas de forma proactiva, aumentar a satisfação dos colaboradores e obter resultados organizacionais positivos.

Se quer saber a opinião dos seus colaboradores sobre determinado tema, entre em contacto connosco, sabemos as perguntas que devem ser feitas e como fazê-las.

 


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