"Gosta dos seus colaboradores?”
Esta pergunta pode parecer à primeira vista estranha, mas qual seria a sua resposta? E mais importante que isso, como a sua organização demonstra afeto/apreço pelas suas pessoas?
“Do you love your wife?” foi o que Simon Sinek simplesmente perguntou para explicar a importância de uma liderança consistente e presente em todos os momentos, presença essa que tem que ir muito além dos momentos de celebração. É impossível determinar a origem de um sentimento, mas é possível alimentá-lo e fazê-lo crescer ao longo do tempo.
Felizmente, no caso das organizações podemos entender como está o sentimento que vincula os colaboradores à organização.
Medir, medir, medir!
A importância de ouvir a opinião dos colaboradores regularmente relaciona-se com o facto de ser necessário desenvolver melhores e mais ajustadas práticas para a sua equipa, só assim irá proporcionar uma excelente experiência ao colaborador.
Ao ouvir a sua equipa poderá identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria, mas, para o fazer a sua organização deve procurar uma forma isenta e credível. Afinal, quanto mais sincera for a resposta dos seus colaboradores, melhores serão os planos traçados por si.
Quando o GPTW® mede o índice de confiança, consegue identificar se as organizações estão no caminho certo para serem Melhores Lugares para Trabalhar, a essas organizações chamamos de Certified™.
A Certificação é, hoje, o primeiro passo para se tornar num Best Workplaces™ no mundo. Só uma organização Certificada pode ser Best Workplaces™.
Em Portugal existem hoje mais de 50 organizações Certified™ pelo Great Place to Work®! Este selo reconhece a qualidade dos ambiente de trabalhos, independentemente do setor, dimensão ou localização.
Mas porquê certificar a qualidade do ambiente de trabalho da sua organização?
Como dissemos no início, não é possível definir a origem de um sentimento, mas é possível alimentá-lo.
As organizações que se mostram disponíveis para ouvir os colaboradores, sendo totalmente transparentes e prontas para atuar após os resultados obtidos, são as organizações que ao longo da jornada do colaborador alimentam o sentimento de confiança.
Receber o selo Certified™ é um reconhecimento dos colaboradores da organização e um compromisso com a melhoria continua da sua empresa. Um reconhecimento que impacta não só o interior da organização, mas também o exterior, promovendo o Employer Branding “de dentro para fora”. Daí a importância de manter o seu selo atualizado ano após ano, reforçando os seus planos de melhoria anuais com a metodologia do GPTW®.