Descubra como garantir uma maior consistência de Employer Branding através da conquista da Certificação Great Place To Work® e a presença online da sua marca no Glassdoor e outros sites de review.
Quando falamos de Employer Branding ou marca empregadora, o Glassdoor, ou outros sites de review de empresas, podem ser o melhor amigo ou o pior inimigo do Departamento de Recursos Humanos e líderes responsáveis pelo Employer Branding.
E do ponto de vista do candidato, podem ser uma validação reconfortante ou um aviso sério de que nem para todos, a experiência em determinado lugar de trabalho foi positiva.
Infelizmente, as avaliações nos sites de review tendem a ser negativas e as pessoas estarão mais inclinadas a escrever uma crítica negativa se sentirem que foram prejudicadas. Rejeição da candidatura de emprego, demissão ou saída para uma oportunidade melhor podem fazer as pessoas sentirem-se assim.
Segundo as pesquisas, as pessoas prestam mais atenção às críticas negativas do que às positivas e que "Um cliente insatisfeito contará entre 9 a 15 pessoas sobre sua experiência, mas cerca de 13% dos clientes insatisfeitos contam a mais de 20 pessoas.
Por outro lado, os clientes satisfeitos que tiveram os seus problemas resolvidos contam em média a 5 pessoas sobre sua experiência." – Escritório de Assuntos do Consumidor da Casa Branca.
Mesmo assim, os candidatos a emprego valorizam muito as avaliações existentes nos diferentes sites e de alguma forma faz bastante sentido associarmos a satisfação de um colaborador, como se fosse um cliente da sua própria empresa. O que torna crucial para toda organização trabalhar ativamente no seu Employer Branding se quiser proteger o seu pipeline de contratações.
Após décadas de estudos realizados em todo o mundo, na Great Place To Work® nunca ouvimos falar de nenhuma empresa tão incrível que tenha a capacidade de satisfazer 100% dos seus colaboradores em 100% do seu tempo de relação. Mesmo naquelas com avaliações muito positivas acima dos 90%, existem sempre os 5%, 6% ou 7% de colaboradores que não possuem o chamado “fit cultural” e não se sentem totalmente valorizados, ou, que acabaram por ser “desligados” da cultura em algum momento da sua jornada.
São estas as pessoas com experiências negativas, que não se sentiram ouvidas, e por esta mesma razão estão dispostas a relatar as suas histórias nos sites de review. Entretanto, esta situação leva cada vez mais os profissionais do mercado a procurar mais e novas fontes de referência para formar uma opinião e tomarem uma decisão acertada na sua carreira.
É importante reforçar que de forma alguma tencionamos relativizar a importância dos diferentes canais de escuta e exposição de opiniões, principalmente àquelas relacionadas ao não cumprimento dos requisitos mínimos necessários para este tipo de relação. Quanto maior a transparência, mais colocamos sob os holofotes as empresas e líderes que já realizam um excelente trabalho, por outro lado, ficam cada vez mais evidentes ao mercado os ambientes e práticas de trabalho abusivas. Portanto, todo e qualquer canal de escuta é válido, é importante, mas principalmente é importante que todas as empresas queiram mudar, evoluir e construir uma melhor forma de tratar os seus colaboradores.
Como utilizar o Employer Branding a seu favor
E se alguém do lado de fora da sua organização pudesse, de facto, validar que a experiência do colaborador na sua empresa é digna de Employer Branding positivo?
Sim é possível! Ouvir os colaboradores de forma 100% confidencial proporciona a participação de forma aberta e livre de represálias das pessoas que vivem o dia a dia da organização. Mas não só, é também possível identificar a qualidade das políticas e práticas do local de trabalho.
Ao ouvir os colaboradores com as ferramentas da Certificação GPTW®, a percepção de respeito, credibilidade, imparcialidade, orgulho, colaboração entre os colaboradores e a liderança, torna-se quantitativa e é possível dizer com precisão a percentagem de Confiança gerada por todos estes fatores.
A certificação Great Place To Work® não só oferece aos empregadores a percepção dos colaboradores, também ajuda as organizações a se diferenciarem dos concorrentes no mercado de trabalho. Ao receber a Certificação™, o empregador declara que se dedica a criar um ambiente de trabalho positivo, onde os funcionários são respeitados, apoiados e valorizados. Como especialistas em confiança sabemos que este é um fator muito atraente para quem procura emprego, pois os colaboradores geralmente procuram organizações com culturas positivas.
Esta é a referência, esta é a medida objetiva que define a cultura da sua empresa. Ao avaliar regularmente as empresas têm um espetro real e atualizado sobre as oportunidades de melhoria, e assim, garantir máxima performance ao proporcionar um ambiente de trabalho onde 100% dos colaboradores sentem-se plenamente respeitados e satisfeitos.
Consistência é o segredo para o sucesso!
Saber onde está a sua organização e para onde quer ir, deve ser o princípio estratégico da sua organização. Obter insights regularmente permitem delinear com antecedência os passos necessários para crescer e desenvolver uma cultura apreciada por todos.
12 exemplos que irão reforçar o seu Employer Branding
Aumente o número de avaliações positivas sobre a sua empresa
A razão pela qual os colaboradores deixam avaliações negativas nos sites de review é simples: Não houve anteriormente um espaço seguro e aberto para o fazer.
Ser um Great Place To Work® abrevia isso, através de uma estrutura de confiança e isenção para ouvir as suas pessoas e agir de acordo com seus comentários. Quando alguns dos seus talentos estão insatisfeitos, mas têm a oportunidade de serem ouvidos por meio da pesquisa Great Place To Work®, é uma situação em que todos ganham. Além de obter menos críticas negativas no seu perfil do Glassdoor, você também receberá feedback direto da pesquisa que poderá usar para melhorar precisamente o que causa dor na sua organização.
Obtenha pontuações mais altas
Dedique espaço para a sua equipa ser ouvida e apreciada de forma consistente, através de pequenos gestos conseguirá construir um relacionamento de confiança. A equipa estará mais propensa a partilhar espontaneamente as suas experiências publicamente, ampliando as chances de responder positivamente quando você os encorajar a fazê-lo.
Incentive a sua equipa a deixar uma avaliação no Glassdoor, sites de reviews, Linked In e outras redes sociais:
- Após o processo de integração
- Nas celebrações de tempo de casa
- Quando elogiam espontaneamente a empresa e/ou a cultura do local de trabalho
Equilibre sua pontuação no Glassdoor com as suas conquistas na Great Place To Work®
Os candidatos que usam o Glassdoor buscam validação externa da qualidade da empresa, algo além do endosso da equipa de Recursos Humanos.
O talento pode acabar por duvidar se deve candidatar-se, ou mesmo ingressar, na empresa depois de verificar o seu perfil no Glassdoor. Como um equilíbrio ou validação para a sua avaliação neste tipo de sites, partilhe as suas conquistas GPTW®. Elas existem também para dar credibilidade à sua análise. Exibir as metas atingidas mostra que a sua organização se preocupa com as suas pessoas e investe na construção de uma cultura positiva no local de trabalho - e é isso que o talento quer ouvir.
Mostre que a organização está disponível, vezes sem conta
Uma recomendação importante para os perfis do Glassdoor ou qualquer plataforma de avaliação é responder aos comentários. No entanto, abordar a avaliação de um colaborador insatisfeito pode ser difícil.
Contudo, quando envolvido na jornada Great Place To Work®, informar às pessoas que você trabalha para melhorar a cultura do local de trabalho com um plano de ação bem definido é um lembrete útil. Reforce a importância, especialmente, dos membros da equipa insatisfeitos que preencher o questionário GPTW® é o momento ideal, afinal, este é o propósito de todos os escritórios GPTW®: ajudar a construir melhores lugares para trabalhar.
Mostre que o feedback dos colaboradores é ouvido
Se recebeu um selo Certified™ após ouvir a sua equipa exiba-o em todas as suas páginas.
A sua presença mostra aos potenciais candidatos ouve ativamente a sua equipa atual e que também os ouvirá a eles. Não hesite em informar ao seu funil de contratação que eles terão um espaço seguro, anônimo e confidencial para darem a sua verdadeira opinião.
Destaque a sua organização
Vamos ser honestos aqui. É provável que um candidato esteja simultaneamente em cinco outros perfis enquanto olha para o perfil da sua empresa no Glassdoor, Teamlyzer, Linked In e por aí fora.
Como é que a sua organização fará a diferença? Apresentando a sua cultura única validada externamente, através do reconhecimento da Great Place To Work®.
A Certificação™ Great Place to Work® atrai mais talentos e torna as vagas mais propensas a serem preenchidas. Por que esperar mais? Aqui está o seu valor acrescentado!
Atraia mais candidatos
Isto é um facto. As organizações com certificação Great Place To Work® atraem mais candidatos.
A Esri Ireland reduziu a zero o uso de agências de emprego terceirizadas, e 98% das pessoas que oferecem uma vaga aceitam.
Em outra empresa Certificada™, a ORS, apenas 2% dos recrutas vêm de agências externas e 80% aceitam ofertas de emprego, indicando que sua cultura atrai os melhores candidatos.
Adicione o selo Certified™
O seu banner no perfil do Glassdoor, ou de outras plataformas de review, pode conter o seu selo Certified™! Temos de lembrá-lo de todos os benefícios novamente? Você acabou de ler sobre tudo isto.
Por exemplo a Mind Source na sua conta do Teamlyzer.
Comunique os resultados obtidos no estudo Great Place To Work®
Que lugar melhor do que o Glassdoor para partilhar os seus resultados no estudo Great Place To Work®? Os seus dados falam por si, e podem muito bem convencer potenciais candidatos a ingressar na sua organização. Exiba algumas das estatísticas da pesquisa, por exemplo uma as que a Great Place To Work® partilha nas suas redes sociais.
Preencha a seção Prémios e reconhecimentos
No Glassdoor, há uma seção dedicada para mostrar os seus prémios e reconhecimentos - não perca a oportunidade! Não se lembra da data da sua Certificação™ ou obteve um selo de Best Workplaces™? Verifique no seu perfil de empresas certificada GPTW®.
Partilhe as suas grandes conquistas
O Glassdoor e outros sites de review também funcionam como uma rede social e têm o seu próprio feed, não se esqueça de partilhar as suas conquistas GPTW® exatamente como você as partilharia no LinkedIn e em outros canais.
O primeiro passo do seu plano de ação de Employer Branding
Validação independente através da opinião dos seus colaboradores é o primeiro passo para reforçar a sua marca empregadora. O questionário aos colaboradores permite identificar os pontos fortes da sua marca e identifica as necessidades de melhoria da sua cultura.
Impulsione o Employer Branding da sua empresa com as ferramentas da jornada de Certificação™ GPTW®