MENU

Será a seleção portuguesa de futebol um excelente lugar para trabalhar?

 Será a seleção portuguesa de futebol um excelente lugar para trabalhar?

Cultura Organizacional Liderança

Em verão de europeu de futebol, quer queiramos ou não, futebol será sempre um assunto que vem à baila. E a Great Place to Work não é exceção, mas como não somos especialistas na modalidade, só somos em ambientes de trabalho, começamos a divagar e surgiu-nos a seguinte pergunta: será a seleção portuguesa de futebol um great place to work? 

Não tendo hipótese de implementarmos o nosso survey. andámos à procura de indícios e pistas de como será a qualidade do ambiente de trabalho na seleção nacional de futebol. De forma quase automática, rapidamente pensámos na palavra: Orgulho, que é logo um ponto em comum com os bons lugares para trabalhar e a designação de umas dimensões do modelo da Great Place to Work. 

Já todos ouvimos os jogadores a falar do enorme orgulho em representar Portugal, em jogar na seleção, da importância e da responsabilidade que é levar um país ou 10 milhões de portugueses às costas. Bernardo Silva dizia há dias que “representar Portugal é o mais especial e o mais difícil”. E, também, assistimos às lágrimas nos olhos quando se ouve o hino nacional, se faz o primeiro jogo ou se marca o primeiro golo. Tudo isto são manifestações de orgulho e de que representam algo que os transcende e que é maior que eles próprios.

Este orgulho associado ao facto de sentirem que fazem a diferença e que o seu esforço contribui para alcançar os objetivos e tem impacto na seleção, no caso ganhar o jogo, cria um sentido mais profundo de significado e propósito, levando a níveis mais elevados de moral e motivação, tão fulcrais num decorrer de uma grande competição. E sabemos que é este orgulho e esta responsabilidade que leva à frustração quando as coisas correm menos bem. 

Deste modo, à primeira vista e considerando a metodologia da Great Place to Work consideramos que a dimensão Orgulho encontra-se preenchida. Outra dimensão do nosso modelo que é fácil de associar é a Camaradagem, até porque o futebol é um desporto coletivo. Os colaboradores dos ótimos locais de trabalho costumam descrever os seus colegas como amigos ou como família, gerando estas fortes relações e conexões um sentimento de pertença. 

Pegando nas palavras de João Cancelo podemos antever que se vive um ambiente de camaradagem e companheirismo na seleção, uma vez que este diz que “É um grupo fantástico. Tenho aqui amigos que vou levar para a vida.” E, é este espírito de equipa de preocupação que leva, quando as coisas, correm menos bem, o Pepe a dizer sobre António Silva: "Somos uma família e temos de olhar por todos". 

E o que é o estágio que ocorre durante toda a competição senão uma extensa e complexa atividade de team building, utilizada para aumentar a concentração e o foco, e para construir relações de confiança, reduzir os focos de conflito, aumentar a comunicação e o sentido de pertença.

No que se refere a tudo o que conseguimos ver e ouvir a km de distância da Alemanha, e no que à Camaradagem e Orgulho diz respeito temos razões para acreditar que a seleção portuguesa de futebol é um Great Place to Work.

Rumo à vitória, Vamos com tudo Portugal!

 Aplique a metodogologia dos excelentes lugares para trabalhar na sua empresa, descubra como a Certificação™ pode ajudar!  

 


GPTW_sandra_coelho
Visão e Missão Claras: