Anturio, Groupe SEB, Janssen, Cisco Systems e Capgemini foram as empresas que encabeçaram as cinco listas, elaboradas segundo o número de colaboradores das organizações.
Já são conhecidas empresas que mais se destacaram pela excelência do ambiente de trabalho e pelas boas práticas na gestão de pessoas. Este ano, a Great Place to Work aumentou o número de distinções, tendo reconhecido um total de 50 empresas. Anturio, Groupe SEB (representante de marcas de eletrodomésticos como Krups, Moulinex, Rowenta e Tefal), Janssen, Cisco Systems e Capgemini foram as cinco empresas que subiram ao primeiro lugar do pódio dos Melhores Lugares para Trabalhar em Portugal até 50 colaboradores, entre 51 e 100 trabalhadores, na dimensão entre 101 e 500, entre 501 e 1.000 e mais de 1.000 colaboradores, respetivamente.
“A lista ou o ranking deve ser visto como uma consequência e nunca como um fim em si mesmo. É consequência do trabalho das organizações em criar um clima de confiança e em valorizar o capital humano. Deste modo, a participação no nosso estudo deve ser entendida como uma ferramenta de diagnóstico, que irá não só provocar melhorias nos ambientes e nas relações de trabalho, mas também no negócio e nos resultados financeiros”, afirma Mauricio Korbivcher, CEO & country manager da Great Place to Work em Portugal, citado em comunicado.
Os rankings de 2022 saem ainda reforçados pelo aumento de empresas oriundas de setores como o industrial, engenharia e construção civil, sinal de que a atenção em desenvolver um bom ambiente de trabalho é tendência cada vez mais transversal a todos os setores.
A metodologia para este reconhecimento centra-se principalmente na opinião dos colaboradores (que corresponderá a 75% da nota final, em 2023) e na avaliação das práticas de gestão de pessoas. Totalmente confidencial e voluntário, o survey analisa o ambiente organizacional e a experiência dos colaboradores nas seguintes dimensões: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem.
Deste modo, o inquérito levado a cabo permite a identificação de pontos fortes e de oportunidades de melhoria, assumindo-se como o primeiro passo para criação e implementação de um plano de ações.
Consulte as cinco listas dos Best Workplaces™ Portugal aqui.