“Gratidão é a mais saudável de todas as emoções humanas. Quanto mais se expressa gratidão por aquilo que tem, mais terá ainda para agradecer.” - Zig Ziglar
Primeiro que tudo, obrigado por ler o nosso artigo! Hoje é o Dia Mundial do Obrigado, este é um excelente ponto de partida para as a empresas que ainda não inserem nas suas práticas a importância dd agradecimento profissional.
Desengane-se quem acha que a gratidão e apresso não tem espaço no horário laboral, não fosse esta umas das soft skills mais procurada pelos recrutadores, esta é uma condição humana transversal a todos os nossos relacionamentos pessoais e sem dúvida laborais.
Cientificamente comprovado
O final do ano passado e o início do novo ano é um período em que muitos revem as suas vidas e agradecem o que alcançaram, contudo, agradecer ao longo de todo o ano traz ainda mais benefícios.
- Mais relacionamentos
- Melhora a saúde física
- Melhora a saúde mental
- Aumenta a empatia e reduz a agressividade
- Ajuda a dormir melhor
- Aumenta autoestima
Existe falta de agradecimento profissional
Apesar de já sabermos que o agradecimento gera efeitos positivos a nível pessoal em todos os envolvidos, agradecer no trabalho parece ser algo de um universo paralelo, pois segundo uma pesquisa com 2.5 milhões de colaboradores em mais de 237 organizações, apenas 51% está satisfeito com o reconhecimento que recebeu.
Esta é também uma oportunidade de melhoria das melhores empresas em Portugal, apesar do excelente resultado ser de 77%, superior às empresas que não são vencedoras no ranking, é ainda um valor baixo que pode ser facilmente melhorado quando é estrategicamente identificado no seu plano.
Agradecer gera propósito
Reforçar o reconhecimento das atitudes e comportamentos positivos, alinha os valores das organizações com o das suas pessoas e dá resposta às suas expectativas, criando suporte para um bom ambiente de trabalho. Segundo o nosso estudo, este é 3º principal fator de permanência nas melhores empresas em Portugal, saiba mais sobre os principais fatores de permanência dos Best Workplaces™ 2022 no relatório do estudo de clima organizacional.
ROI (Return over investment)
Agradecer pode custar à sua empresa a módica quantia de 0€, sim zero! A verdade é não precisa de custar nada, existe uma dicotomia entre o que os gestores acreditam ser importante oferecer e o que os colaboradores realmente valorizam.
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Custos
Tempo para design e implementação do programa
Formação para fomentar reconhecimento entre os pares e as lideranças
Custo da introdução de um novo processo
O custo monetário (prémios ou objetos) como sinal de reconhecimento é opcional, e acaba por ser desvalorizado se toda a estrutura não tiver assente nos valores da organização.
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Benefícios
Aumento da produtividade individual e coletiva
Aumento da satisfação e engagement
Melhoria dos fatores de permanência
Aumento do bem-estar das suas pessoas
Como agradecer da forma correta
1 - Momento certo
A ação de agradecimento ou reconhecer o bom trabalho deve estar o mais próximo possível da ação realizada, assim o poder de reforço é maior.
2 - Na medida certa
O reconhecimento deve ser proporcional ao esforço e resultados alcançados. Não adianta agradecer todos da mesma forma em qualquer situação.
3 – Autêntico
Programas automáticos não são efetivos. Calor humano faz toda a diferença, cria emoções e aumenta o valor do reconhecimento.
Diferentes pessoas, diferentes formas de agradecer
Todos somos diferentes, o agradecimento deve ser pessoal e imparcial, e por isso, diferentes perfis de pessoas valorizam diferentes formas de agradecimento. Imagine uma pessoa sociável e pessoa mais analítica, perfis bastantes diferentes na forma de trabalhar, se por um lado podemos ter “alma da equipa” do outro podemos ter alguém mais reservado. Estes dois perfis preferem momentos diferentes de agradecimento, tal como preferem diferentes contextos de trabalho.
Não só o perfil de pessoa tem impacto, mas também o tipo de público. Agradecer é um caminho com várias vias, por exemplo, os líderes estão entre o tipo de pessoas que menos agradecimentos recebem e quando os recebem tendem pouco autênticos. E embora seja mais comum, - mas como os dados indicam - não na medida certa, o liderado tende a receber mais agradecimentos e por vezes não no momento certo.